Cultura

Projeto de Restauro da Igreja Candelária é contemplado pela Lei Rouanet

O projeto de Restauração da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária – marco do desenvolvimento urbano de Indaiatuba – foi contemplado pela Lei Rouanet. Por meio da lei federal de incentivo fiscal, empresas e pessoas físicas poderão destinar parte do Imposto de Renda devido para custear as despesas da restauração do prédio histórico.

Na noite desta quarta-feira (12/3), o padre Paulo Crozera, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, acompanhado da Comissão de Restauro da Igreja Matriz, recebeu um grupo de empresários da cidade, no salão paroquial, para o lançamento do Projeto de Restauro, com o enquadramento na Lei Rouanet.

O edifício foi construído em 1830 e a partir dela a Vila de Cocais se desenvolveu e tronou-se Indaiatuba. O projeto pretende deixar a igreja restaurada para a comemoração dos 200 anos de existência. Essa é a construção mais antiga da Arquidiocese de Campinas.

A Lei Rouanet permite que as doações feitas para o restauro da igreja sejam abatidas do imposto de Renda seja da pessoa física ou jurídica com alguns diferenciais. O processo de restauração, que já vem acontecendo há dois anos, com início pela reforma do telhado, é feito por meio da Associação Cultural Candelária, que tem o próprio padre Paulo como presidente. Os demais membros são empresários e profissionais da cidade que fazem parte da comissão de restauro.

Para contribuir com o custeio do restauro, as empresas com lucro real podem destinar 4% do imposto devido e as pessoas físicas 6%, que retornam integralmente para aquele que contribuir, que além de terem seus nomes e logomarcas expostos no projeto de comunicação do restauro.

A produtora cultural Carmen Ajala, responsável pela inclusão do Projeto de Restauro na Lei de Incentivo, fez uma palestra detalhando como podem ser feitas as contribuições e tirando dúvidas sobre o assunto. Também foi apresentado pelo membro da comissão de restauro Valdecir Peressim o trabalho que já foi executado de forma emergencial que foi o restauro de toda a estrutura do telhado. Ele também apresentou as fases que ainda precisam ser feitas e o valor da obra está estimado em R$ 3,8 milhões de reais. O Arquiteto Francisco Zorzete, especialista em restauração de edifícios tombados, com trabalhos realizados no Brasil e no Exterior, também falou sobre sua experiência e como a associação da imagem de empresas envolvidas no processo, como apoiadores, é valorizada pela comunidade envolvida.

Para quem estiver interessado em conhecer mais do projeto e/ou fazer doações basta entrar em contato com a secretaria da Igreja ou através das redes sociais e agendar uma reunião com os responsáveis.

SERVIÇO

Projeto de Restauro da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária
Informações e contribuições 19 3875.2108
Facebook e Instagram – @acccandelaria200

dropes

View Comments

  • Um grande desafio, mas também uma enorme oportunidade para colocarmos as nossas digitais nesta linda e importante história da igreja Candelária e da cidade de Indaiatuba

Recent Posts

Paulo Miklos se apresenta com a Sinfônica de Indaiatuba neste domingo

Show acontece no Parque Ecológico, dentro da programação do Maio Musical, com entrada gratuita

1 hora ago

Saiba quais são as 50 cidades paulistas campeãs de emprego em março e no 1º trimestre deste ano

Indaiatuba aparece em 28º lugar, em março, e em 49º lugar, no balanço dos últimos…

1 dia ago

Conselho realiza passeio ciclístico para chamar a atenção para o combate ao racismo

Ação acontece em Indaiatuba neste domingo; a concentração começa às 7h30

1 dia ago

BOLETIM DO TEMPO: 16, 17 e 18 de maio de 2025

Em Indaiatuba, desta sexta a domingo, o tempo fica estável e com temperaturas amenas entre…

1 dia ago

Veja passos para contestar descontos não autorizados do INSS

Serviço está disponível no aplicativo Meu INSS e no telefone 135

2 dias ago

33º Maio Musical: Confira a programação do período de 15 a 18 de maio

Ancestrais, Sônia Di Morais, Ultraje a Rigor, La Plata, Paulo Miklos e Orquestra Sinfônica de…

2 dias ago