Política

Projeto de lei que institui o Programa de Regularização Fiscal é aprovado em regime de urgência

Por Patrícia Lisboa

Por unanimidade, em regime de urgência especial (votação única), a Câmara Municipal de Indaiatuba aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira (7/4), o projeto de lei, de autoria do Executivo Municipal, que institui o Programa de Regularização Fiscal (Refis 2025), que concede desconto em juros e multas para o pagamento de débitos com a municipalidade.

Além de dívidas com a Prefeitura, como as referentes ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), por exemplo, entre outros créditos, tributários ou não, o programa de recuperação fiscal também é estendido aos débitos perante o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Indaiatuba.

“A adesão ao Refis 2025, pelo devedor ou responsável, poderá ser proposta no período de 14 de abril a 31 de outubro deste ano, com o pagamento da parcela única ou da primeira parcela, de débitos gerados até 31 de dezembro de 2024, vencidos e não pagos, inscritos na Dívida Ativa do município, mesmo que discutidos judicialmente em ação proposta pelo sujeito passivo ou em face de execução fiscal ajuizada, inclusive os saldos de créditos que tenham sido objeto de parcelamentos anteriores, não cumpridos integralmente”, estabelece o projeto de lei.

Para a quitação da dívida, em parcela única, a dedução será de 90% da multa e dos juros moratórios. Para pagamento em parcelado, de duas a 18 parcelas mensais e sucessivas, a redução será de 70% da multa e dos juros moratórios. Se o contribuinte optar pelo pagamento do débito de 19 a 36 parcelas mensais e sucessivas, ele terá dedução de 50% da multa e dos juros moratórios.

O valor mínimo de cada parcela de que trata esta lei não poderá ser inferior a duas Unidades Fiscais do Estado de São Paulo (Ufesp), que correspondem a R$ 74,04. Em 2025, cada Ufesp custa R$ 37,02.

Os vereadores começaram a analisar o projeto de lei, na semana passada. Na sessão ordinária, não houve debate, apenas a votação. Os 12 vereadores aprovaram a proposta do Executivo Municipal. Agora, o projeto de lei segue para a sanção do prefeito e entrará em vigor após a publicação na Imprensa Oficial do Município.

dropes

Recent Posts

Câmara Municipal faz balanço dos primeiros 100 dias da atual legislatura

Liberação de recursos para entidades, Refis e adoção de energia fotovoltaica estão entre destaques dos…

3 horas ago

Coluna DROPES estreia na semana do Dia do Jornalista

O novo conteúdo é publicado em parceria com o Jornal Mais Expressão

1 dia ago

Primeira fase de abertura do Centro Esportivo “Rei Pelé” começa na próxima segunda-feira

Funcionamento será em etapas e população terá vários espaços disponibilizados para atividades

2 dias ago

7ª edição da Páscoa Encantada é realizada hoje e amanhã

Evento conta com a participação da Família Coelho e shows, na Praça Prudente de Moraes,…

2 dias ago

BOLETIM DO TEMPO: 11, 12 e 13 de abril de 2025

Nesta sexta e sábado, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia, mas, as chances de…

2 dias ago

Indaiatuba inicia a instalação das armadilhas EDLs recebidas do Ministério da Saúde

Primeiro bairro que recebeu as armadilhas é o Brig. Faria Lima (Cecap), seguido pelo Califórnia

3 dias ago