O Jardim Renata, em Indaiatuba, será o primeiro bairro a receber o projeto Bairro Verde, em 2025. Neste sábado (18/1), a partir das 9h, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente estarão percorrendo as ruas do bairro para cadastrar as famílias interessadas em ter uma árvore plantada na calçada de seu imóvel. A proposta do projeto é buscar a participação da população no trabalho de reforço da arborização urbana do município.
A concentração das equipes será na Rua das Camélias, entre o número 457 e 549. No local, a equipe do Projeto Click Árvore montará uma tenda para a doação de mudas às pessoas que estiverem em trânsito. As equipes dos projetos Biodiesel Urbano e Operação Cata-Bagulho também estarão no local fazendo orientações aos munícipes.
Os trabalhos do Bairro Verde são divididos em duas etapas, sendo a primeira o cadastramento dos moradores, que é feito de porta em porta. A segunda etapa é o plantio nos locais que foram definidos durante o cadastramento. Os dois trabalhos são realizados em datas diferentes, sempre aos sábados, quando a maioria dos moradores estão em casa e podem participar.
O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Guilherme Magnusson, explicou que a escolha dos bairros leva em conta o quanto o local é arborizado. “Sempre priorizamos aquelas regiões onde sabemos que podemos investir um pouco mais na arborização das calçadas, mas a ideia é atender todos os bairros. Durante o cadastramento, nossa equipe tem o cuidado de orientar as famílias sobre as vantagens de ter uma árvore adequada nas calçadas de áreas urbanas”, avisou.
A Secretaria oferece espécies variadas de árvores adequadas ao plantio em calçadas, respeitando principalmente as dimensões do espaço e a rede elétrica, o que evita problemas futuros. O morador que aprova a iniciativa tem a liberdade de escolher qual das espécies ele quer plantar no seu imóvel.
São oferecidas mudas de resedá, aroeira salsa, flamboyant-mirim, cássia imperial, escova-de-garrafa, manacá-da-serra, oiti, quaresmeira, pata-de-vaca e ipês, entre outras.
O projeto foi lançado em 2021 e até o final de 2024 a equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente já passou por 23 bairros, resultando no plantio de 1.358 mudas de árvores.
Apresentação acontece, hoje, às 20h, na Festa da Igreja Candelária, com entrada gratuita
Inscrições são gratuitas e aulas acontecem entre 27 e 31 de janeiro
Primeiro atendimento do ano será no dia 14 de fevereiro na sede do Imesc, em…
SP garante mais de 15 mil vagas diretas ao ensino superior para alunos da rede…
Há oportunidade para ajudante de obras, auxiliar de linha de produção, auxiliar de limpeza, cozinheiro,…
O projeto oferece aulas de bandolim, cavaquinho, clarineta, flauta transversal, percussão, saxofone e violão de…