Cultura

Professor Gleison Chagas lança livro na 27ª Bienal de SP em homenagem ao amigo que morreu de câncer

O professor Gleison Chagas, coordenador geral de ensino à distância (EAD) do Centro Universitário de Jaguariúna (UniFAJ) e do Centro Universitário Max Planck (UniMAX Indaiatuba), irá lançar o seu livro “O voo de um passarinho que virou pôr do sol” durante a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. O lançamento será, neste sábado (14/9), na Rua G, estande 75, junto a uma sessão de autógrafos.

A ideia do livro surgiu após a perda de um amigo querido do autor, que o fez refletir sobre a vida. “A obra aborda temas universais como o valor da vida, a importância das relações humanas, a luta contra adversidades e a busca por realização pessoal, transmitindo mensagens de esperança e resiliência”, conta Chagas.

A experiência pessoal vivida o fez refletir sobre a importância de viver o presente. “Eu passei a enxergar a vida com leveza, pensando no hoje e nas pessoas ao meu entorno, porque o amanhã não nos pertence e não podemos mudar o ontem”, afirma o autor.

Na obra, o personagem principal, Michel, luta contra um câncer no cérebro por uma semana, mas em todos os dias vive como se fosse o último. “Ele viveu com muita alegria, sem deixar nada o abalar e sem pensar no futuro. E estava sempre fazendo algo diferente, saindo da rotina e buscando alegrar o dia de todos ao seu redor, como se já soubesse a urgência de viver”.

Dessa maneira, o livro traz uma reflexão sobre a importância de levantarmos voos para outros desafios, fechando ciclos. “Eu estava em uma tristeza tão profunda que ou eu enraizava essa tristeza em mim de forma crônica ou voava e seguia a vida com outros ares, fechando esse ciclo como o pôr do sol. Foi o que decidi para a minha vida”, diz Chagas. Enquanto escrevia o livro coloquei todas as minhas angústias no papel e me dei a oportunidade de ser feliz novamente”, completa.

A renda do livro será revertida para a “Kombinha do Bem”, uma organização não governamental voltada ao diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e com sede em Indaiatuba (SP). A obra pode ser adquirida em sites de vendas de livros, tais como Amazon e Americanas.

BIENAL

A 27° Bienal Internacional do Livro de São Paulo, realizada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e organizada pela RX, teve início no último dia 6 e segue até domingo (15/9), no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Os ingressos disponíveis estão para venda no site oficial do evento www.bienaldolivrosp.com.br.

Esta edição da Bienal do Livro de São Paulo conta com cerca de 350 autores nacionais e 33 internacionais e cerca de 1.500 horas de programação nos espaços culturais. São esperados 600 mil visitantes em 10 dias de evento.

O site oficial do evento (https://www.bienaldolivrosp.com.br/) traz a programação cultural, a lista completa de expositores e ainda disponibiliza senhas para as sessões de autógrafos.

SERVIÇO

27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Dia 13/09 – da 9h às 22h;
Dia 14/09 – das 10h às 22h;
Dia 15/09 – das 10h às 21h;
Distrito Anhembi
Rua Olavo Fontoura, 1209 | Santana | São Paulo
Lançamento do livro “O voo de um passarinho que virou pôr do sol”
Sábado – (14/9), na Rua G, estande 75, na Bienal

dropes

Recent Posts

Coluna DROPES estreia na semana do Dia do Jornalista

O novo conteúdo é publicado em parceria com o Jornal Mais Expressão

4 horas ago

Primeira fase de abertura do Centro Esportivo “Rei Pelé” começa na próxima segunda-feira

Funcionamento será em etapas e população terá vários espaços disponibilizados para atividades

10 horas ago

7ª edição da Páscoa Encantada é realizada hoje e amanhã

Evento conta com a participação da Família Coelho e shows, na Praça Prudente de Moraes,…

11 horas ago

BOLETIM DO TEMPO: 11, 12 e 13 de abril de 2025

Nesta sexta e sábado, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia, mas, as chances de…

11 horas ago

Indaiatuba inicia a instalação das armadilhas EDLs recebidas do Ministério da Saúde

Primeiro bairro que recebeu as armadilhas é o Brig. Faria Lima (Cecap), seguido pelo Califórnia

1 dia ago

Governo do prefeito Custódio Tavares completa 100 dias

Mortes por dengue marcam período na área da saúde; Secretaria de Mobilidade Urbana segue só…

2 dias ago