Black Friday: Procon orienta consumidores sobre cuidados na hora das compras (Foto: Arquivo/Eliandro Figueira/RIC/PMI)
A Black Friday acontece, nesta sexta-feira (29/11), no Brasil, inspirada na tradição americana, que consiste em uma grande queima de estoque no comércio em geral e marca o início das compras natalinas. O Procon de Indaiatuba orienta os consumidores a fazerem pesquisas de preços com antecedência e reforça que essas promoções seguem os mesmos procedimentos do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
“Os consumidores deverão fazer pesquisas antes do evento a fim de que no dia possam fazer comparações nos preços de produtos ofertados evitando assim a chamada “maquiagem de preço” ou seja eleva-se o preço antes e baixam na data parecendo ser uma oferta. Para esta pesquisa é essencial guardar folhetos, encartes publicitários e se comprar online dar print da tela para se resguardar de provas”, recomenda o diretor do Procon local, Ivan Gilio.
Gilio ainda reforça sobre a importância da nota fiscal e sobre o cuidado das compras por impulso. “Outra questão importante é exigir sempre nota fiscal na hora da compra pois é com ela que o consumidor fará juz aos direitos de garantia se por acaso ocorrer defeito, vicio aparente ou oculto no produto adquirido. Outro ponto bastante importante é planejar a compra não se esquecendo que no início do ano os gastos aumentam como IPTU, IPVA, material escolar, etc”, finaliza.
O consumidor que tiver dúvidas ou se precisar fazer uma reclamação pode entrar em contato com o Procon pelo telefone 3816-9254 ou se dirigir até o órgão, que fica situado no Ponto Cidadão, na Rua Vinte e Quatro de Maio 1.670 – antiga Rodoviária.
A conversa é com Maria Paula Bannwart Amgarten, presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de…
Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…
Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…
O calendário de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio
A vítima é uma mulher, de 83 anos; ainda há 876 notificações de casos suspeitos…
Texto prevê dedução de até 90% do valor da multa e dos juros