Aumentam relatos de dificuldades para realização de testes de covid-19 em farmácias (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
O Procon de São Paulo notificou a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), solicitando esclarecimentos sobre reclamações de falta de testes de covid-19. Segundo o órgão de defesa do consumidor, estão aumentando relatos de dificuldades para agendamento e realização de exames.
A reportagem do DROPES apurou que também há falta de testes em farmácias de Indaiatuba. Uma unidade localizada no Centro da cidade informou que só voltará a agendar testes a partir do próximo dia 29. Outra farmácia, também situada no Centro, informou que, hoje, sequer tem previsão de quanto terá testes para a covid-19.
Um laboratório de Indaiatuba também afirmou estar com falta de testes tipo antígeno – que custaria R$ 125 – e que, no momento, só disponibiliza o teste RT-PCR, que custa R$ 250.
Em resposta ao Procon, a Abrafarma informou que “não há falta de testes nas farmácias. Apenas uma rede, de acordo com a associação, está com dificuldade para realizar os exames devido à alta procura na semana passada. Houve ainda, segundo a associação, recesso da indústria que reduziu o fornecimento. No entanto, a produção já foi retomada”.
Segundo a Abrafarma prazo médio para agendamento de testes é de 24 horas, mas a espera pode chegar a 48 horas em algumas regiões.
OPERAÇÃO
Desde o última dia 14, o Procon está fiscalizando problemas sobre testes de covid-19, como falta de exames e cobranças abusivas. Na semana passada, ao menos 267 farmácias e laboratórios foram visitados por representantes do órgão.
Nos locais fiscalizados, foram solicitadas informações sobre testes disponíveis e preços cobrados para cada modalidade. Empresas devem apresentar notas fiscais de compra de insumos e de prestação de serviços que justifiquem valores cobrados dos consumidores.
(Com informações da Agência Brasil e do Procon SP)
Vereadores pedem mais planejamento nas intervenções da companhia
Em Indaiatuba, choveu na noite de quinta-feira, mas, não chove nesta sexta e no final…
O óbito ocorreu no dia 10 de março e a vítima foi uma mulher, de…
O prazo para envio das propostas termina no dia 30 de maio
Shows que foram cancelados em virtude da chuva do dia 10 de maio foram remarcados,…
Em Indaiatuba, para se vacinar, a pessoa deve procurar uma das 17 Unidades Básicas de…