Indaiatuba recebe primeiro lote da CoronaVac (Foto: Governo do Estado de São Paulo)
Por Patrícia Lisboa
A vacina CoronaVac contra a covid-19 chegou a Indaiatuba, por volta das 13h40 desta quinta-feira (21/1), um dia antes do previsto. O primeiro lote contém 2.840 doses, que serão destinadas para imunizar, primeiro, os profissionais da linha de frente da saúde que atuam em hospitais da cidade. O prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), recebeu a primeira remessa do imunizante para o município.
VACINAÇÃO
A primeira profissional de saúde a ser vacinada, em Indaiatuba, será uma enfermeira do Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), às 17h. O Haoc é o único que atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), no município.
Na última terça-feira (19/1), o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB), anunciou que a quantidade de doses desse primeiro lote seria menor do que a primeira estimativa, de dez mil doses, que foi feita antes de o Ministério da Saúde decidir distribuir as vacinas CoronaVac, do Instituto Butantan, de São Paulo, para todos os estados brasileiros e para o Distrito Federal.
A decisão do Ministério da Saúde foi anunciada no último domingo (18/1), quando o uso emergencial de seis milhões de doses da CoronaVac foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Com a redução de dez mil para 2.840 doses no primeiro lote, a Secretaria de Saúde de Indaiatuba alterou o plano municipal de vacinação, de acordo com as orientações do Departamento Regional de Saúde de Campinas (DRS-7), e definiu que os profissionais da linha de frente da saúde que trabalham em hospitais serão os primeiros a serem vacinados, em vez dos profissionais de saúde em geral, como estabelecido no plano anterior.
Depois dos profissionais da linha de frente da saúde, têm prioridade na vacinação os idosos e profissionais dos institutos de longa permanência (os chamados asilos) e os idosos acima dos 60 anos. Esses são o público-alvo da primeira etapa da vacinação, que será realizada conforme a chegada das doses ao município.
O envio da segunda dose para o público da primeira etapa da vacinação, segundo a Secretária Municipal da Saúde, já foi garantido pela Secretaria de Estado da Saúde.
Todos os públicos prioritários precisam fazer o cadastro no site da Prefeitura, para receber a vacina. O cadastramento foi aberto na segunda-feira (18/1).
ACOMPANHE O MOMENTO DA CHEGADA DA VACINA A INDAIATUBA NO VÍDEO ABAIXO
Primeiro bairro que recebeu as armadilhas é o Brig. Faria Lima (Cecap), seguido pelo Califórnia
Mortes por dengue marcam período na área da saúde; Secretaria de Mobilidade Urbana segue só…
A conversa é com Hédio Ambrust Júnior, presidente da Sociedade Escolar da Colônia Alemã de…
Essa é a primeira vez que o cargo é ocupado por uma mulher
Os músicos interessados em participar da roda só precisam levar o instrumento
O Refis 2025 visa conceder desconto em juros e multas para o pagamento de impostos…