Geral

Prefeitura instala estação do Projeto Ecobike no bairro João Pioli

Os moradores do bairro João Pioli, em Indaiatuba, vão ganhar uma estação do Projeto Ecobike, que funcionará na Avenida Manoel Ruz Peres, esquina com a Avenida dos Artífices. A construção está em fase de acabamento e a previsão é de que o serviço entre em operação até o final de agosto.

Com a nova unidade, o município passa a oferecer cinco estações do projeto, que faz empréstimos gratuitos de bicicletas ecológicas para utilização da população. Além do incentivo à prática esportiva, o projeto também tem a proposta de facilitar e incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte.

Nesta semana, o prefeito Nilson Gaspar esteve no local supervisionando a obra e já anunciou mais novidades. “A Ecobike do João Pioli está quase pronta e, em breve, vamos iniciar a construção de uma estação no Campo Bonito para também beneficiar a população daquela região da cidade, sempre buscando trazer mais qualidade de vida para os moradores de nossa cidade”, reforçou.

A Ecobike do João Pioli seguirá o mesmo modelo de serviço já utilizado nas outras quatro estações, sendo duas estações no Parque Ecológico – em frente à Prefeitura e em frente à sede da Guarda Civil, no Jardim Morada do Sol, além de uma estação na Praça D. Pedro, no Centro, e uma na Praça do Cato, na Cecap.

Construção da Estação Ecobike, no bairro João Pioli, está prevista para ser concluída neste mês (Foto: Eliandro Figueira/RIC/PMI)

Os cadastros de usuários deverão ser realizados diretamente em qualquer uma das estações disponibilizadas no município. Os usuários devem ser maiores de 18 anos ou menores acompanhados por um responsável maior de idade, mediante apresentação de CPF, comprovante de endereço atualizado e um documento com foto. Cada CPF dá direito a retirada de outras duas bicicletas extras para menores. O tempo permitido para uso é de quatro horas contínuas, que pode ser renovado, e as bicicletas podem ser devolvidas em qualquer estação.

O Projeto Ecobike disponibiliza gratuitamente bicicletas ecológicas que utilizam quadro fabricado com garrafas PET, e também algumas bicicletas com cadeirinha acoplada para o transporte de crianças, e bicicletas duplas.

Atualmente o projeto conta com mais de 15 mil cadastrados e desde a inauguração, em julho de 2012, já foram registrados mais de 90 mil empréstimos.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 13h às 17h – todas as estações. Aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 12h e das 14h às 18h – somente as estações da Prefeitura e da Guarda Civil.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Colônia Helvetia comemora 137 anos de fundação no dia 14 de abril

Em episódio do PodCast do Dropes, a presidente da sociedade mantenedora, Maria Paula Bannwart Amgarten,…

2 dias ago

PODCAST DO DROPES: Confira o 2º episódio da série sobre a Festa das Nações Unidas de Indaiatuba – Fenui 2025

A conversa é com Maria Paula Bannwart Amgarten, presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de…

2 dias ago

Mais Expressão e Portal Dropes confirmam parceria inédita a partir do próximo dia 11

Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…

3 dias ago

BOLETIM DO TEMPO: 4, 5 e 6 de abril de 2025

Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…

3 dias ago

Aposentados e pensionistas do INSS terão o 13º antecipado para abril e maio

O calendário de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio

3 dias ago

Indaiatuba confirma a quinta morte por dengue e se aproxima dos 5 mil casos da doença

A vítima é uma mulher, de 83 anos; ainda há 876 notificações de casos suspeitos…

3 dias ago