A Libras é usada para comunicação com surdos (Arte: Divulgação/Inep)
O serviço da Central de Libras , que é oferecido pela Prefeitura de Indaiatuba, será disponibilizado em todo o território do município, em setores públicos, comércios, indústrias e de serviços, a partir de quinta-feira (24/2).
A iniciativa promove a inclusão da pessoa surda por meio de mais de 150 intérpretes que realizam a tradução simultânea, por vídeo chamada. Uma das novidades será a internet para a utilização do aplicativo, que será subsidiada pela Prefeitura, ou seja, não será debitado o valor do pacote de dados do usuário.
Para usar a Central de Libras, basta baixar o aplicativo da Icom, disponível para iOS e Android, ou apontar a câmera do celular para o QR Code disponível em cartazes distribuídos nos estabelecimentos. É necessário habilitar microfone para a vídeo chamada.
Os cartazes de divulgação do serviço também podem ser solicitados na Secretaria Municipal de Relações Institucionais e Comunicação pelo telefone 3834-9398 ou pelo WhatsApp 9 9773-4701.
“Temos um forte trabalho na área social levando cuidado até as pessoas que mais precisam e da mesma forma não podemos deixar de lado as necessidades de grupos prioritários. Por isso, hoje nosso site é acessível em Libras, utilizamos recursos em nossos principais conteúdos, reforçamos a acessibilidade em locais públicos além de parceria com entidades de apoio. A Central de Libras chega como mais um meio de inclusão, voltado para a comunidade surda e, além disso, proporciona mais liberdade e independência ao cidadão que precisa do serviço”, comenta o prefeito de Indaiatuba, Nilson Gaspar (MDB).
Para a secretária de Relações Institucionais e Comunicação, dra. Graziela Milani, o sucesso da iniciativa passa pela divulgação. “Estamos empenhados em levar a informação sobre esse novo programa ao máximo de pessoas possível e acredito que todos podem colaborar. A comunicação hoje é multi plataforma e, mesmo assim, nenhum meio substitui o contato direto entre os cidadãos. Nosso objetivo é ajudar as pessoas e sei que cada um fazendo sua parte teremos um serviço bem utilizado e que auxilia diretamente na vida da pessoa surda”, explica.
A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de abril de 2002 por meio da lei 10.436 e por ser gestual-visual ocorre por meio de gestos, expressões faciais e corporais. Dúvidas sobre a Central de Libras de Indaiatuba podem ser esclarecidas pelo WhatsApp da Prefeitura de Indaiatuba (19) 9 9773-4701.
Acesse a Central de Libras pelo site da Prefeitura de Indaiatuba aqui.
Vereadores pedem mais planejamento nas intervenções da companhia
Em Indaiatuba, choveu na noite de quinta-feira, mas, não chove nesta sexta e no final…
O óbito ocorreu no dia 10 de março e a vítima foi uma mulher, de…
O prazo para envio das propostas termina no dia 30 de maio
Shows que foram cancelados em virtude da chuva do dia 10 de maio foram remarcados,…
Em Indaiatuba, para se vacinar, a pessoa deve procurar uma das 17 Unidades Básicas de…