Geral

População em situação de rua cresce 32% em Indaiatuba, aponta Assistência Social

Por Patrícia Lisboa

A Secretaria de Assistência Social de Indaiatuba informou, nesta quinta-feira (18/11), que apurou um crescimento de 32% na população em situação de rua durante ação realizada nos dias 11 e 12 deste mês.

Para o atendimento das pessoas em situação de vulnerabilidade social extrema, segundo a Prefeitura, na ação, foram mobilizadas as secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Segurança, Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

Durante a abordagem feita nos dias 11 e 12, segundo a Prefeitura, cinco pessoas em situação de rua foram encaminhadas para a Comunidade Farol, que disponibiliza abrigo, por meio de convênio com a Administração Municipal.

Outras cinco pessoas foram encaminhadas para o Hospital Dia, mas, os problemas de saúde relatados por elas não foram informados.

Mais cinco pessoas foram encaminhadas para o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD), para o tratamento da dependência de álcool e/ou drogas ou outras substâncias nocivas à saúde.

E, por fim, cinco pessoas foram encaminhadas para as cidades de origem, sendo elas, São Paulo, São Roque, Ribeirão Preto, Sorocaba e Campinas.

A Prefeitura não informou se essas 20 pessoas foram o total abordado na ação dos dias 11 e 12. Em nota enviada ao DROPES, também não consta qual é o total de pessoas em situação de rua, em Indaiatuba, no momento; quantos são homens e mulheres e se há crianças. A reportagem solicitou as informações e aguarda retorno da assessoria de imprensa da Prefeitura.

“A maioria das pessoas em situação de rua apresentou demanda de banho e lanche. Todos aqueles que solicitaram atendimentos foram atendidos pelos técnicos do serviço, de acordo com a situação apresentada”, garantiu a Administração Municipal.

“Além dos atendimentos clínicos e sociais, foram realizados atendimentos referentes à documentação pessoal. A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente também disponibilizou uma equipe da zoonoses da cidade, para cuidar dos animais de estimação dessas pessoas”, acrescentou em nota.

A Prefeitura informa ainda que as ações das secretarias municipais para o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social extrema serão realizadas, semanalmente, às quintas-feiras, em todos os bairros de Indaiatuba.

A Secretaria Municipal de Assistência Social solicita que a população auxilie os trabalhos informando para a equipe de abordagem social os locais onde há circulação de pessoas em situação de rua. O contato pode ser feito pelos telefones 3801-4639 e 0800 772 7721, de segunda à sexta, das 8h às 17h.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Eleições 2024: Prazo para partido, federação ou coligação pedir substituição de candidatura termina hoje (16)

Confira os marcos do calendário eleitoral que se encerram nesta segunda-feira

6 horas ago

BOLETIM DO TEMPO: 16, 17, 18 e 19 de setembro de 2024

Chuva fraca atinge Indaiatuba nesta segunda e ocorre queda nas temperaturas; entre terça e quinta,…

7 horas ago

Ponto Verde comemora aniversário de seis anos com programação especial neste final de semana

A Feira da Agricultura Familiar de Indaiatuba funciona ao lado da antiga estação do bairro…

3 dias ago

Professor Gleison Chagas lança livro na 27ª Bienal de SP em homenagem ao amigo que morreu de câncer

A renda da obra, que transmite mensagens de esperança e resiliência, será revertida para instituição…

3 dias ago

Mostra de Artes Cênicas leva peça infantil ao Piano

Encenação acontece hoje, a partir das 16h, com entrada gratuita

3 dias ago

BOLETIM DO TEMPO: 13, 14 e 15 de setembro de 2024

Em Indaiatuba, o tempo segue estável nesta sexta e sábado; no domingo, uma frente fria…

3 dias ago