Plenário da Câmara de Indaiatuba, nesta quarta-feira (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes/Direitos Reservados)
Por Patrícia Lisboa
O plenário da Câmara de Vereadores de Indaiatuba, que está fechado para reforma, será reaberto no dia 1º de julho. Na data, será realizada a primeira sessão, com público, deste ano. Na ocasião, os vereadores farão a entrega de títulos e honrarias.
A reforma do prédio da Câmara teve início no dia 25 de janeiro deste ano, com custo estimado de R$ 869.349,71, para instalação de dois novos elevadores, construção de duas salas, adequação das recepções, substituição de piso para acessibilidade, reparos estruturais nas partes elétrica e hidráulica, pintura, entre outros. A empresa responsável pelas obras é a Construtora Aceg Eireli ME, que foi contratada por meio de licitação.
Questionada pela reportagem do DROPES, o Departamento de Comunicação Social da Câmara informou que as obras seguem “de acordo com o projeto de readequação e acessibilidade previsto inicialmente”.
“Todos os andares receberam banheiros acessíveis (em fase de acabamento); duas novas salas administrativas foram construídas; os banheiros do plenário também foram reformados e readaptados; a inclinação das rampas de acesso às tribunas (no plenário) foi corrigida e o plenário já recebeu uma plataforma elevatória; a galeria de presidentes foi realocada e a antiga galeria deu lugar a uma sala de trabalhos técnicos/audiovisuais. Em breve, serão instalados os assentos adaptados, a tempo da reinauguração do plenário em 1º de julho. Depois disso, as recepções serão unificadas e uma plataforma ligará os gabinetes diretamente ao plenário”, detalhou o Departamento de Comunicação.
No dia 1º de julho, porém, será feita somente a reabertura do plenário, já que a reforma em outras dependências do prédio não tem previsão para ser concluída até a data.
A reportagem esteve no prédio da Câmara, na manhã desta quarta-feira (15/6), e traz novas imagens da reforma.
CONFIRA O VÍDEO:
SESSÕES
Nos últimos anos, a sessão solene para entrega de títulos e honrarias pela Câmara foi realizada, em dezembro, como parte da programação de aniversário de Indaiatuba, comemorado no dia 9. Mas, este ano, a entrega de títulos e honrarias será dividida em duas datas, para reduzir o tempo de duração da cerimônia.
As sessões ordinárias acontecem às segundas-feiras, a partir das 17h30. Este ano, só foram realizadas sessões remotas, em virtude das obras.
A transmissão ao vivo das sessões deixou de ser feita pela página da Câmara, no Facebook, e agora, pode ser acompanhada somente pelo YouTube.
“As sessões passaram a ser transmitidas exclusivamente pelo YouTube por questões técnicas, decorrentes da qualidade da transmissão e da falta de sincronia que havia entre o Facebook e o YouTube. Cabe salientar que a Câmara segue cumprindo o dispositivo regimental de garantir a publicidade da sessão”, justificou o Legislativo Municipal, por meio do Departamento de Comunicação.
Anteriormente às obras no prédio da Câmara, em 2020 e 2021, a maioria das sessões ordinárias foi realizada sem a presença do público, em razão da pandemia de covid-19.
Com a conclusão da reforma do plenário, a Câmara poderá voltar a realizar as sessões ordinárias com público também. Mas, somente em agosto, já que, em julho, será período de recesso parlamentar, quando as sessões ordinárias ficam suspensas. Por enquanto, está prevista a realização somente da sessão solene, no 1º dia do recesso (1º/7). Não há sessões extraordinárias agendadas, por enquanto.
Vereadores pedem mais planejamento nas intervenções da companhia
Em Indaiatuba, choveu na noite de quinta-feira, mas, não chove nesta sexta e no final…
O óbito ocorreu no dia 10 de março e a vítima foi uma mulher, de…
O prazo para envio das propostas termina no dia 30 de maio
Shows que foram cancelados em virtude da chuva do dia 10 de maio foram remarcados,…
Em Indaiatuba, para se vacinar, a pessoa deve procurar uma das 17 Unidades Básicas de…