(Banner: Divulgação)
Parte integrante da programação da Mostra de Filmes no Casarão, a oficina Produção de Curta com Celular acontece no próximo sábado (25/6), das 8h às 14h30, sob comando dos diretores Flávio Carnielli e Helen Quintans. Serão disponibilizadas 30 vagas e a inscrição é gratuita e online. Podem participar maiores de 16 anos e o único equipamento solicitado é um celular com câmera.
“Os celulares democratizaram a produção de cinema. Agora, chegou a sua vez de produzir um curta usando nada mais que seu celular e a sua criatividade”, convidam Flávio Carnielli e Helen Quintans.
A oficina é dividida em quatro partes, com as diversas etapas que envolvem a produção de um curta. Na primeira delas, os participantes algumas dicas simples, porém necessárias, para operar a câmera e o áudio do celular. Além disso, conferem curtas premiados no Festival do Minuto.
A segunda parte é voltada para a elaboração de um roteiro, com dicas sobre estrutura, construção da história, características do curta e como atrair o interesse do espectador. Na terceira parte, os participantes formam grupos e elaboram seus roteiros para, na parte final da oficina, gravarem seus curtas-metragens.
Os curtas durante a oficina serão entregues aos ministrantes, que farão uma edição final e apontamentos sobre o trabalho entregue, que pode ser posteriormente exibido em Mostras ou disponibilizado virtualmente.
MINISTRANTES
Flávio Carnielli é um premiado diretor de terror do Brasil. Seus curtas circularam o mundo e receberam mais de uma dezena de prêmios, como Eternidade (2016), disponível no canal Prime Box Brazil e finalista do Festival Internacional de Cine Silente do México; Boneca (2019), finalista do BUT Film Festival, da Holanda; e Antônia (2020), vencedor de melhor curta internacional no MorceGO Vermelho Goiás Horror Film Festival e licenciado para o circuito “O Novo Cinema de Terror Brasileiro” do Itaú Cultural.
Seu longa Fórmula Selvagem (2021) foi licenciado pelo Governo de São Paulo via Proac 49/2021 e foi selecionado nos festivais Horror Realm Com (EUA), Weekend Horror (Alemanha) e BAFICI (Buenos Aires Festival Internacional de Cine Independiente), um dos principais festivais de cinema da América Latina.
Helen Quintans atua em diversas funções no cinema. Como diretora, realizou o documentário O Entalhe do Sertão – A Arte de J. Borges, exibido na rede Sesc e no MIS São Paulo e o curta-metragem A Última Transmissão.
Como diretora de fotografia, recebeu o Prêmio Macaquinho Dourado do IV Festcine Pinhais de melhor direção pelo curta O Livro da Salvação e os prêmios de melhor fotografia pelo curta Antônia nos festivais Caruaru, FACI Festival e MorceGO Vermelho, além da menção honrosa no FESTCIMM.
Como diretora de arte, recebeu o prêmio da crítica Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte pelo curta Caicó (2020). A realização é da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
SERVIÇO
Oficina Produção de Curta com Celular
Com: Flávio Carnielli e Helen Quintans
Data: 25 de junho
Horário: 8h às 14h30
Local: Casarão Pau Preto
Endereço: Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro
Inscrições gratuitas: https://forms.gle/Y6U5mPZizGktAmZp9
Vereadores pedem mais planejamento nas intervenções da companhia
Em Indaiatuba, choveu na noite de quinta-feira, mas, não chove nesta sexta e no final…
O óbito ocorreu no dia 10 de março e a vítima foi uma mulher, de…
O prazo para envio das propostas termina no dia 30 de maio
Shows que foram cancelados em virtude da chuva do dia 10 de maio foram remarcados,…
Em Indaiatuba, para se vacinar, a pessoa deve procurar uma das 17 Unidades Básicas de…