Geral

Novas lombadas eletrônicas são instaladas na área urbana por meio de convênio com Detran

O Departamento de Trânsito da Secretaria de Obras e Vias Públicas de Indaiatuba informa que seis novos trechos de vias do perímetro urbano do município receberão equipamentos eletrônicos de monitoramento de velocidade. Os trabalhos começaram nesta segunda-feira (19/2) na Rua Martinho Lutero. As lombadas eletrônicas, como são popularmente conhecidas, também serão instaladas nas avenidas João Ambiel, Engenheiro Fábio Roberto Barnabé – Marginal Direita, Francisco de Paula Leite e Cel. Antônio Estanislau do Amaral, além da Rua dos Indaiás. A implantação dos equipamentos faz parte do convênio firmado com o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), no valor de R$ 1.942.324,25, por meio do Programa Respeito à Vida.

Conforme consta no contrato, na Martinho Lutero serão dois pontos de monitoramento, nos dois sentidos, na altura do número 292. A avenida João Ambiel também terá lombadas eletrônicas nos dois sentidos, instaladas à aproximadamente 70 metros de distância da rotatória com a rua Christiano Seleguin. Outras duas lombadas atenderão a avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, sentido centro-bairro, na altura no número 4176.

Na Rua dos Indaiás, o equipamento ficará no sentido bairro-centro, na altura do número 21; na avenida Francisco de Paula Leite, sentido bairro-centro, na altura do número 267; e na avenida Cel. Antônio Estanislau do Amaral, o equipamento ficará no sentido bairro-centro, altura do número 211.

O contrato com o Detran também incluiu a implantação de sinalização horizontal e vertical, serviço que já foi executado na avenida Presidente Kennedy, ruas Almirante Tamandaré, Pedro Gonçalves, Candelária, Quinze de Novembro, Pedro de Toledo, Nove de Julho, Treze de Maio e Cinco de Julho. A última etapa do contrato será a instalação de semáforos em cruzamentos da cidade que devem ser definidos nas próximas semanas.

A implantação dos dispositivos eletrônicos de monitoramento de velocidade está em conformidade com a Resolução 798/2020 Contran, para atender pontos onde há riscos de acidentes de trânsito, baseando-se nos estudos técnicos elaborados pelo Programa Respeito à Vida, em função dos registros realizados pelo Governo de Estado por intermédio do Infosiga-SP e do Infomapa-SP.

O Respeito à Vida é um programa coordenado pelo Detran-SP que realiza obras para melhoria do sistema viário dos municípios. Em 2023, cerca de R$ 280 milhões oriundos das multas de trânsito foram investidos em iniciativas voltadas à prevenção de acidentes e à sinalização nas cidades paulistas.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Acafi e Rosa de Saron concorrem na 25ª edição do Grammy Latino na categoria de Música Cristã

"In Concert" é o álbum indicado ao prêmio; orquestra e banda participaram do Maio Musical…

36 minutos ago

Eleitores de Indaiatuba terão transporte coletivo urbano gratuito no dia da Eleição Municipal

Os ônibus circularão com grade de horário de sábado, no dia 6 de outubro

3 horas ago

Dia da Árvore será comemorado com o plantio de 500 mudas no Centro Esportivo Rei Pelé em Indaiatuba

Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente realiza mais ações durante a semana para lembrar…

4 horas ago

Indaiatuba passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Conselho Municipal de Turismo, o Comtur, também é reconhecido pelo governo federal

4 horas ago

Semana Nacional de Trânsito: Detran-SP reforça fiscalização contra consumo de álcool entre motoristas

Operação tem objetivo de reduzir e prevenir sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica ao…

1 dia ago

Projeto “Trem das Artes” acontece no Museu Ferroviário de Indaiatuba domingo

Feira de Artes e Artesanatos e a locomotiva a vapor são as atrações dessa edição…

1 dia ago