O Ponto de Informação Turística fica no Museu Ferroviário, que foi restaurado (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes/Direitos Reservados)
A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, recebeu no último ano mais de três mil pessoas no Museu Ferroviário e no PIT – Ponto de Informação Turística.
O local se tornou referência para os turistas, visitado por pessoas de 14 países e 20 estados. Do montante que frequentaram o espaço, 1.420 pessoas residentes no município, 928 são moradores de outras cidades, 30 de outros países, bem como, foram contabilizadas 969 visitas de alunos com professores e 177 pessoas de entidades e associações.
“A Secretaria de Cultura está sempre se empenhando em investir nos espaços culturais e atrativos turísticos gratuitos a fim de incentivar o conhecimento sobre a história do município, do país e fomentar a cultura. As pessoas que vem para Indaiatuba tem a oportunidade de conferir atrações teatrais, musicais, eventos, mas também ter acesso ao Roteiro do Centro Histórico que contempla o passeio no Casarão Pau Preto, Casa Paroquial, Igreja Nossa Senhora da Candelária, Casa da Memória, dentre outros lugares. E também os Parques temáticos, que, inclusive, ganhamos em dezembro o Prêmio Top Destinos Turísticos 2022 na categoria “Turismo em Parque Temáticos” em reconhecimento aos parques públicos que atraem milhares de visitantes: Parque Ecológico, Parque do Mirim e Parque da Criança.”, destaca a Secretária Municipal de Cultura, Tânia Castanho.
O espaço foi revitalizado em 2021, época em que recebeu, por meio do convênio entre a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), a Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), a Locomotiva reformada de nº 10, fabricada nos Estados Unidos em 1874 e adquirida pelo imperador D. Pedro II.
Além disso, no ambiente contém o museu que conta com um acervo de aproximadamente 500 peças, incluindo objetos tridimensionais e imagens, todas devidamente identificadas e registradas, em trabalho que contou com apoio da Associação de Preservação Ferroviária de Indaiatuba (APFI).
Marcaram presença no decorrer do ano passado visitantes dos estados do Amapá; Amazonas; Bahia; Brasília; Ceará; Espirito Santo; Goiás; Mato Grosso do Sul; Maranhão; Minas Gerais; Pará; Paraíba; Paraná; Pernambuco; Rio de Janeiro; Rio Grande do Sul; Rondônia; Santa Catarina; São Paulo e Sergipe. Também dos países: Argentina; Austrália; Canadá; Chile; Colômbia; Coreia do Sul; Estados Unidos; Hungria; Inglaterra; Irlanda; Itália; México; Nova Zelândia e Venezuela.
“Recebemos pessoas de vários lugares para conhecer o Museu e buscar informações no PIT. Estamos sendo representados nestes estados e países, graças ao conhecimento adquirido pelas pessoas que nos visitaram e retornaram com o conteúdo e experiências que contraíram aqui. É gratificante ter essa troca cultural e podermos ajudar a contar a história e participar, por meio de relatos. A cultura é essa troca”, explica Gesiane Zanella que é Coordenadora da área de Turismo, vinculada à Secretaria de Cultura.
A conversa é com Maria Paula Bannwart Amgarten, presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de…
Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…
Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…
O calendário de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio
A vítima é uma mulher, de 83 anos; ainda há 876 notificações de casos suspeitos…
Texto prevê dedução de até 90% do valor da multa e dos juros