Geral

Museu da Água recebe Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ

A 241ª Reunião Ordinária da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico da Agência das Bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), braço executivo dos Comitês PCJ, foi realizada na quarta-feira (3/5), no Museu da Água em Indaiatuba. O principal objetivo da reunião foi avaliar a situação dos sistemas de monitoramento hidrológico na região e discutir questões importantes relacionadas à gestão dos recursos hídricos.

Representando o Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae), participou do encontro a coordenadora de consórcios da autarquia, Vanessa Kühl, também superintendente do Conirpi (Consórcio Piraí), que falou sobre o andamento da construção da barragem do Ribeirão Piraí, que já tem empresa contratada para realizar a obra que deve iniciar em breve.

Entre os temas abordados na reunião estavam a avaliação das vazões disponíveis nos mananciais, o desempenho do sistema SSD da Agência de Bacias do PCJ, estudos sobre precipitações chuvosas e a previsão do sistema de abastecimento durante o período de estiagem. Além disso, foram discutidas as regras operativas do sistema do Cantareira, que é responsável por abastecer grande parte da Região Metropolitana de São Paulo e liberar água para a bacia PCJ.

Durante a reunião, foi destacado que a previsão da operação do reservatório passa por simulações e previsões, especialmente durante períodos de seca. Para garantir o abastecimento de água durante o período de estiagem, este ano a projeção ficou entre 53 a 81%, muito confortável para o sistema. No entanto, também foram discutidas outras medidas para garantir a segurança hídrica da região, como a adoção de políticas de conservação e uso racional da água.

A Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico é responsável por fornecer subsídios técnicos para a gestão dos recursos hídricos na região. Por meio do monitoramento da disponibilidade de água e da análise de dados hidrológicos, a Câmara Técnica ajuda a orientar as decisões relacionadas à gestão dos recursos hídricos e contribui para garantir a segurança hídrica da região.

AGÊNCIA DAS BACIAS PCJ

A Agência das Bacias PCJ é responsável pelo desenvolvimento dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ e o gerenciamento dos recursos financeiros arrecadados tanto com a cobrança pelo uso das águas nos rios de domínio da União, quanto nos rios de domínio do estado de São Paulo, bem como dos recursos da Compensação Financeira/Royalties do setor hidroelétrico. É uma entidade com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com estrutura administrativa e financeira próprias.

dropes

Recent Posts

Acafi e Rosa de Saron concorrem na 25ª edição do Grammy Latino na categoria de Música Cristã

"In Concert" é o álbum indicado ao prêmio; orquestra e banda participaram do Maio Musical…

16 minutos ago

Eleitores de Indaiatuba terão transporte coletivo urbano gratuito no dia da Eleição Municipal

Os ônibus circularão com grade de horário de sábado, no dia 6 de outubro

3 horas ago

Dia da Árvore será comemorado com o plantio de 500 mudas no Centro Esportivo Rei Pelé em Indaiatuba

Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente realiza mais ações durante a semana para lembrar…

3 horas ago

Indaiatuba passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Conselho Municipal de Turismo, o Comtur, também é reconhecido pelo governo federal

4 horas ago

Semana Nacional de Trânsito: Detran-SP reforça fiscalização contra consumo de álcool entre motoristas

Operação tem objetivo de reduzir e prevenir sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica ao…

1 dia ago

Projeto “Trem das Artes” acontece no Museu Ferroviário de Indaiatuba domingo

Feira de Artes e Artesanatos e a locomotiva a vapor são as atrações dessa edição…

1 dia ago