Da Redação
Com o tema Música Brasileira, das Origens aos Nossos Dias, a pianista, cravista, educadora e pesquisadora Maria José Carrasqueira apresenta Masterclass na Tulha do Casarão Pau Preto, dentro da programação do Núcleo Musical Nabor Pires Camargo.
A aula é gratuita e acontece no dia 18 de outubro, às 19h. As inscrições online são gratuitas e estão abertas. Serão disponibilizadas 50 vagas.
A realização é do PROAC (Programa de Ação Cultural) do Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
MASTERCLASS
Aberta a músicos e população em geral, a Masterclass visa traçar um panorama da história da música brasileira, desde os primeiros anos de colonização portuguesa até os nossos dias, dando ênfase à chamada música erudita, embora haja muitas intersecções com a música popular, já que esse tipo de “ramificação” ficou mais evidente apenas no final do século XIX.
O tema é desenvolvido por Maria José Carrasqueira em forma de tópicos, explicando a formação de uma linguagem tipicamente brasileira, com a influência marcante das principais etnias que formaram nosso povo – os índios nativos, os negros escravos e o branco colonizador.
A PALESTRANTE
Maria José Carrasqueira desenvolve uma intensa carreira como solista, recitalista, camerista, professora convidada e conferencista, atuando nos Estados Unidos, Europa, Nova Zelândia, Armênia e América Latina. Seu CD com obras de E. Nazareth, lançado na Europa pelo selo SOLSTICE, foi agraciado com quatro estrelas pelas revistas Le Monde De La Musique e Diapason, de Paris.
Entre suas frequentes apresentações nos Estados Unidos, destaca-se o recital no Weill Hall, do Carnegie Hall de Nova York, em duo com seu irmão, o flautista Antonio Carlos Carrasqueira, e várias Lecture-Recitals sobre Música Brasileira, na Harvard University e Berklee School of Music, a convite do David Rockefeller Center for Latin American Studies.
Professora Doutora pela USP (Universidade de São Paulo), teve sua formação artística e musical recebida de seu pai, João Dias Carrasqueira, e dos professores Lina Pires de Campos, Camargo Guarnieri, R. Schnorremberg, Jacques Klein e Magda Tagliaferro. Na Europa, teve como orientadores B. Seidlhoffer, E. Richepin, H. Datyner, D. Rossiaud, Charles Dobler e G. Demus.
Como cravista, teve orientações de Marinette Externam e H. Dreyfus, apresentando-se como solista e camerista no Brasil e no Exterior, colaborando com a Orquestra Filarmônica de Israel, sob a regência de Zubin Mehta. Pertenceu ao corpo docente da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), atuando também junto ao Programa de Pós-Graduação. Foi professora titular da Universidade São Judas Tadeu; da Faculdade Santa Marcelina e do Conservatório Dr. Carlos de Campos de Tatuí.
SERVIÇO
Música Brasileira, das Origens aos Nossos Dias
Masterclass com Maria José Carrasqueira
Data: 18 de outubro
Horário: 19 horas
Local: Tulha do Casarão Pau Preto
Endereço: Rua Pedro Gonçalves, 477, Centro, Indaiatuba (SP)
Total de vagas: 50
Inscrições: clique AQUI
Documento está publicado na edição nº 3091 da Imprensa Oficial do Município; confira quem são…
Produtos eletrônicos e de alimentação são os mais desejados
É imprescindível manter uma distância segura do carro da frente; evite distrações
Em Indaiatuba, frente fria intensifica a instabilidade nesta sexta e ocorre queda nas temperaturas; no…
Manutenção deverá ser iniciada assim que as chuvas diminuírem
Crypta, In Element, Paradise Inflames e Estorvo se apresentam no evento, que acontece nos dias…