Por Patrícia Lisboa
O segundo elevado de Indaiatuba será construído no lado oposto ao primeiro, na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé (marginal do Parque Ecológico), na altura do bairro Tancredo Neves, sentido bairro-Centro, para eliminar um dos principais pontos de congestionamento do trânsito da cidade.
Ainda neste mês deverá ser publicado o edital da licitação, que será aberta para contratar uma empresa para executar a obra, que tem custo estimado de R$ 8,5 milhões. O custeio será com recursos próprios da Prefeitura.
“Este novo viaduto, que será construído no bairro Tancredo sentido o Centro, no Parque Ecológico, é necessário para que nós possamos melhorar o trânsito de toda essa região, principalmente nos horários de pico, para as pessoas que estão saindo do Distrito Industrial e estão vindo para o início do Parque Ecológico, bem como para aqueles que estão cruzando a avenida do Parque Ecológico, para ir para a região do bairro Campo Bonito. Hoje, há um fluxo muito alto de veículos e o elevado vai diminuir o tempo, trazer mais segurança e mobilidade urbana para toda essa grande região do Jardim Morada do Sol, Campo Bonito e também do Parque Ecológico“, justificou o prefeito Nilson Gaspar (MDB), em entrevista exclusiva ao DROPES.
O secretário municipal de Obras e Vias Públicas, Robenilton Oliveira Lima, o Dothe, acrescenta que trata-se de uma “obra urgente”, para desafogar o trânsito no trecho, sentido bairro-Centro.
No sentido Centro-bairro, no cruzamento das avenidas Engenheiro Fábio Roberto Barnabé e Manoel Ruz Peres, no Jardim Hubert, o primeiro elevado – que foi liberado para a passagem de veículos no dia 27 de julho de 2018 – já garante a fluidez do trânsito, mesmo nos horários de pico, entre 7h45 e 8h30; 11h e 13h30 e 16h e 19h.
Segundo Dothe, diariamente, cerca de 27 mil veículos, em média, transitam em cada sentido da Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé e o trecho onde já existe o primeiro elevado e onde será construído o segundo – próximo ao início da Avenida Manoel Ruz Peres – é uma importante via de acesso da Zona Sul ao Centro e a Zona Norte da cidade e vice-versa.
O prazo para a construção do elevado, de acordo com o projeto básico, é de 18 meses. Apesar de ainda depender do andamento da licitação, Dothe acredita que é possível que a obra fique pronta ainda na gestão de Gaspar.
O projeto da construção foi elaborado pelo assessor especial da Secretaria Municipal de Obras e Vias Públicas, o arquiteto Eduardo Constantino Gomes.
Antecipadamente ao início da construção, o secretário já informa que a população deverá ser preparada para os transtornos que poderão ser causados pela obra, como a interdição do trecho. Rotas alternativas deverão ser indicadas para os motoristas durante a construção do novo elevado.
Evento conta com várias atrações gratuitas, como teatro e atividades interativas
Evento acontece na primeira semana de dezembro e é organizado pelo Departamento Municipal de Turismo
Apresentações acontecem no palco em frente à Prefeitura e no Mosteiro de Itaici, com entrada…
Dois atletas do município atingiram recorde paulista: Lucas Batista Gomes e Mercedes Carolina Toledo
Programação conta com shows, exposição e exibição de filme
Ação foi promovida pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial
View Comments
Porqu nao faz um no distrito industrial entre o casabranca e a toyota