Uncategorized

Mais um elevado será construído para desafogar o trânsito na avenida do Parque Ecológico de Indaiatuba

Por Patrícia Lisboa

O segundo elevado de Indaiatuba será construído no lado oposto ao primeiro, na Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé (marginal do Parque Ecológico), na altura do bairro Tancredo Neves, sentido bairro-Centro, para eliminar um dos principais pontos de congestionamento do trânsito da cidade.

Ainda neste mês deverá ser publicado o edital da licitação, que será aberta para contratar uma empresa para executar a obra, que tem custo estimado de R$ 8,5 milhões. O custeio será com recursos próprios da Prefeitura.

“Este novo viaduto, que será construído no bairro Tancredo sentido o Centro, no Parque Ecológico, é necessário para que nós possamos melhorar o trânsito de toda essa região, principalmente nos horários de pico, para as pessoas que estão saindo do Distrito Industrial e estão vindo para o início do Parque Ecológico, bem como para aqueles que estão cruzando a avenida do Parque Ecológico, para ir para a região do bairro Campo Bonito. Hoje, há um fluxo muito alto de veículos e o elevado vai diminuir o tempo, trazer mais segurança e mobilidade urbana para toda essa grande região do Jardim Morada do Sol, Campo Bonito e também do Parque Ecológico“, justificou o prefeito Nilson Gaspar (MDB), em entrevista exclusiva ao DROPES.

Novo elevado será construído no sentido oposto ao primeiro, na avenida do Parque Ecológico (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes/Direitos Reservados)

O secretário municipal de Obras e Vias Públicas, Robenilton Oliveira Lima, o Dothe, acrescenta que trata-se de uma “obra urgente”, para desafogar o trânsito no trecho, sentido bairro-Centro.

No sentido Centro-bairro, no cruzamento das avenidas Engenheiro Fábio Roberto Barnabé e Manoel Ruz Peres, no Jardim Hubert, o primeiro elevado – que foi liberado para a passagem de veículos no dia 27 de julho de 2018 – já garante a fluidez do trânsito, mesmo nos horários de pico, entre 7h45 e 8h30; 11h e 13h30 e 16h e 19h.

Segundo Dothe, diariamente, cerca de 27 mil veículos, em média, transitam em cada sentido da Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé e o trecho onde já existe o primeiro elevado e onde será construído o segundo – próximo ao início da Avenida Manoel Ruz Peres – é uma importante via de acesso da Zona Sul ao Centro e a Zona Norte da cidade e vice-versa.

O prazo para a construção do elevado, de acordo com o projeto básico, é de 18 meses. Apesar de ainda depender do andamento da licitação, Dothe acredita que é possível que a obra fique pronta ainda na gestão de Gaspar.

O projeto da construção foi elaborado pelo assessor especial da Secretaria Municipal de Obras e Vias Públicas, o arquiteto Eduardo Constantino Gomes.

Arquiteto responsável, Eduardo Gomes, e o secretário de Obras, o Dothe, apresentam o projeto do novo elevado à reportagem do DROPES (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)

Antecipadamente ao início da construção, o secretário já informa que a população deverá ser preparada para os transtornos que poderão ser causados pela obra, como a interdição do trecho. Rotas alternativas deverão ser indicadas para os motoristas durante a construção do novo elevado.

Patricia Lisboa

View Comments

Recent Posts

Acafi e Rosa de Saron concorrem na 25ª edição do Grammy Latino na categoria de Música Cristã

"In Concert" é o álbum indicado ao prêmio; orquestra e banda participaram do Maio Musical…

40 minutos ago

Eleitores de Indaiatuba terão transporte coletivo urbano gratuito no dia da Eleição Municipal

Os ônibus circularão com grade de horário de sábado, no dia 6 de outubro

4 horas ago

Dia da Árvore será comemorado com o plantio de 500 mudas no Centro Esportivo Rei Pelé em Indaiatuba

Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente realiza mais ações durante a semana para lembrar…

4 horas ago

Indaiatuba passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Conselho Municipal de Turismo, o Comtur, também é reconhecido pelo governo federal

4 horas ago

Semana Nacional de Trânsito: Detran-SP reforça fiscalização contra consumo de álcool entre motoristas

Operação tem objetivo de reduzir e prevenir sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica ao…

1 dia ago

Projeto “Trem das Artes” acontece no Museu Ferroviário de Indaiatuba domingo

Feira de Artes e Artesanatos e a locomotiva a vapor são as atrações dessa edição…

1 dia ago