Categories: Cultura

Livro ensina a montar o quebra-cabeça chavista

Contribuir para melhor compreensão do Chavismo, com visões plurais sobre seus impactos e legados. Esta é a proposta de “Venezuela e o Chavismo em Perspectiva – Análises e Depoimentos” (editora Appris), dos autores e organizadores Paulo Velasco, professor de Relações Internacionais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e do jornalista Pedro Rafael Pérez.

Para apresentar olhares mais amplos e representativos, o livro conta também com autores do Equador, Colômbia e da própria Venezuela.

“É importante ir além de entendimentos simplistas e reducionistas que prevalecem sobre o tema. Combinamos análises imbuídas de maior rigor acadêmico e distanciamento científico, com relatos pessoais de quem vivenciou ou sofreu com as consequências do Chavismo”, diz Paulo Velasco, doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Uerj.

Logo na apresentação, o leitor é convidado a analisar conceitos e ideias que se confrontam, como ditadura-democracia, vilão-herói, esquerda-direita e socialismo-capitalismo, para montar seu próprio quebra-cabeça sobre o que se passou na Venezuela a partir de 1999. O livro busca superar essas divisões superficiais e radicais sobre o fenômeno do Chavismo e sobre o próprio Chávez.

No capítulo “País polarizado em uma região desarticulada: variáveis de uma crise sem fim na Venezuela” Paulo Velasco mostra a evolução do regime chavista em um país dividido e polarizado. “A Venezuela mergulhou, ao longo da última década, em uma crise humanitária grave, com profundo avanço da pobreza e miséria, hoje superior ao período pré-Chávez.

Todos os ganhos sociais conseguidos durante a era de ouro do Chavismo, em meados dos anos 2000, se perderam”, destaca o professor. Além disso, o autor lembra que houve um brutal sucateamento da PDVSA, empresa estatal venezuelana de petróleo, fruto do desinvestimento e má gestão, levando à dramática queda na produção de petróleo, base absoluta da economia do país.

A tudo isso soma-se a perda de credibilidade macroeconômica do país, levando a um derretimento no valor do bolívar e ao avanço da inflação, que se tornou uma das maiores do mundo.

Há luz no fim do túnel da dramática realidade venezuelana? Não existem soluções mágicas e só com muito empenho e vontade política isso será possível, diz Paulo Velasco. A boa notícia é que desde o ano passado a economia do país voltou a crescer. “E, agora, no contexto da guerra na Ucrânia, os Estados Unidos de Joe Biden decidiram reduzir as sanções sobre a Venezuela para permitir avanço na oferta do petróleo venezuelano no mundo, ajudando a segurar a disparada nos preços. São fatores conjunturais positivos, mas será preciso muito mais para uma efetiva reversão do quadro de crise aguda da última década”, observa o professor.

O livro será lançado, no próximo dia 10, das 18h às 21h, na livraria Martins Fontes, na Avenida Paulista 509, Bela Vista, em São Paulo.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Governo do prefeito Custódio Tavares completa 100 dias

Mortes por dengue marcam período na área da saúde; Secretaria de Mobilidade Urbana segue só…

2 horas ago

PODCAST DO DROPES: Confira o 3º episódio da série sobre a Festa das Nações Unidas de Indaiatuba – Fenui 2025

A conversa é com Hédio Ambrust Júnior, presidente da Sociedade Escolar da Colônia Alemã de…

15 horas ago

Mary Teruko Imanishi Hono é a nova procuradora-geral de Indaiatuba

Essa é a primeira vez que o cargo é ocupado por uma mulher

15 horas ago

Praça Dom Pedro II recebe Roda de Choro neste domingo

Os músicos interessados em participar da roda só precisam levar o instrumento

2 dias ago

Projeto de lei que institui o Programa de Regularização Fiscal é aprovado em regime de urgência

O Refis 2025 visa conceder desconto em juros e multas para o pagamento de impostos…

2 dias ago

Câmara: Secretaria de Educação é homenageada por conquista de prêmios

Três vereadores assinam moção apresentada na sessão ordinária dessa semana

2 dias ago