Legislativo aprova política municipal de combate à violência contra as mulheres (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)
A Câmara de Indaiatuba aprovou, na última segunda-feira (27/2), o projeto de lei do Executivo que organiza a política de prevenção e combate à violência contra as mulheres no município. De acordo com o projeto – aprovado por unanimidade em primeira votação –, é considerada violência contra a mulher “qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público como no privado”.
O texto apresenta dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2020 que mostram que, no País, a violência contra a mulher teve crescimento expressivo nos últimos anos. “Só no primeiro trimestre de 2020 foram mais de 266 mil registros de lesão corporal dolosa em decorrência de violência doméstica”.
Em Indaiatuba, a situação não é menos preocupante. Dados do setor de Estatística e Desenvolvimento da Guarda Civil Municipal apresentam números crescentes de agressões às mulheres: em 2018 a Guarda realizou 188 atendimentos; em 2019, 241; e em 2020, 306.
“É necessário que a sociedade indaiatubana firme um Pacto Municipal de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, criando uma verdadeira e efetiva rede de proteção (…) que passa pela implementação de programas e ações integradas, unindo todas as áreas públicas que possuem interface com esse fenômeno social, que mobilize e envolva a sociedade como um todo”, ressalta o projeto de lei.
A segunda e definitiva votação do projeto de lei será realizada na sessão do próximo dia 6.
Vereadores pedem mais planejamento nas intervenções da companhia
Em Indaiatuba, choveu na noite de quinta-feira, mas, não chove nesta sexta e no final…
O óbito ocorreu no dia 10 de março e a vítima foi uma mulher, de…
O prazo para envio das propostas termina no dia 30 de maio
Shows que foram cancelados em virtude da chuva do dia 10 de maio foram remarcados,…
Em Indaiatuba, para se vacinar, a pessoa deve procurar uma das 17 Unidades Básicas de…