Cultura

Jorge Amado trabalhou pelo Dia do Escritor

O célebre autor baiano Jorge Amado (1912-2001), já havia, em 1960, escrito 11 (dos seus 16) romances. Ele era, na ocasião, vice-presidente da União Brasileira dos Escritores (UBE) e teve, juntamente, com o presidente da entidade e imortal da ABL, João Pelegrino Junior (1898-1983), a iniciativa de realizar o 1º Festival do Escritor Brasileiro. Além do evento, um decreto governamental instituiu a data do Dia Nacional do Escritor.

Era uma forma de garantir maior visibilidade ao profissional. Sessenta e um ano depois, promover a literatura ainda é desafio no Brasil.

Para visitar o passado de um dos principais escritores brasileiros, o programa Recordar é TV traz imagens feitas de Advogado do Diabo (1986), da antiga TVE do Rio, apresentado por Osvaldo Sargentelli.

Na entrevista, Jorge Amado brinca que escreve o mesmo romance há 50 anos, em vista das recorrências das temáticas, como o povo baiano; a relação com o candomblé, o “coronelismo” e a diversidade cultural brasileira. Além disso, ele trata do período em que foi deputado federal, o amor pela esposa Zélia Gattai e as inspirações para escrever. A própria Zélia, Fernando Sabino, José Cândido e Alfredo Machado aparecem como entrevistadores.

CONFIRA O VÍDEO:

Outro programa da TV Brasil que destacou a história de Jorge Amado foi o De Lá Pra Cá (que foi ao ar em 2011). Outro tema tratado na atração foi a luta contra preconceito.

CONFIRA O VÍDEO:

Obras de Jorge Amado ficaram conhecidas também pelas adaptações para cinema e TV. Gabriela, Cravo e Canela, Capitães de Areia, Dona Flor e Seus Dois Maridos, e Tieta do Agreste estão entre os exemplos. No caso de Tieta (que ficou conhecido também em telonas e telinhas), o livro começou a ser escrito em Salvador e foi concluído em Londres. Com 600 páginas, é um das histórias mais longas do autor e traz o complexo panorama social e cultural brasileiro.

DIA DO ESCRITOR

A data 25 de julho é Dia Nacional do Escritor. A data instituída por um decreto governamental após a realização do I Festival do Escritor Brasileiro, que foi organizado em 1960 pela União Brasileira de Escritores, a partir da iniciativa dos escritores brasileiros e então diretores da UBC, João Peregrino Júnior e Jorge Amado.

(Fonte: Agência Brasil)

Patricia Lisboa

Recent Posts

Secretaria de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação realiza o Feirão de Emprego em maio

Evento é destinado para empresas com vagas de emprego abertas e candidatos interessados

11 horas ago

Programa Família Acolhedora completa três anos em Indaiatuba

No período, 18 famílias foram capacitadas para acolhimento de crianças e adolescentes, que necessitam de…

11 horas ago

BOLETIM DO TEMPO: 14, 15, 16 e 17 de abril de 2025

Em Indaiatuba, ocorre muita nebulosidade no início da semana

11 horas ago

Câmara Municipal faz balanço dos primeiros 100 dias da atual legislatura

Liberação de recursos para entidades, Refis e adoção de energia fotovoltaica estão entre destaques dos…

1 dia ago

Coluna DROPES estreia na semana do Dia do Jornalista

O novo conteúdo é publicado em parceria com o Jornal Mais Expressão

3 dias ago

Primeira fase de abertura do Centro Esportivo “Rei Pelé” começa na próxima segunda-feira

Funcionamento será em etapas e população terá vários espaços disponibilizados para atividades

3 dias ago