Saúde

Indaiatuba tem baixa adesão à vacinação contra influenza na 1ª etapa da campanha

A poucos dias do encerramento da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, as unidades de saúde de Indaiatuba registram baixa procura pelo imunizante. A campanha foi iniciada no dia 12 de abril e até esta quarta-feira (5/5) o município vacinou 8.432 pessoas, 37% do público alvo, que inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas de até 45 dias após o parto e profissionais de saúde.

Esta etapa inicial vai até o dia 10 de maio e as pessoas que fazem parte do grupo ainda podem comparecer à unidade de saúde mais próxima da residência e receber o imunizante. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, aproximadamente 23 mil pessoas fazem parte do público alvo da primeira etapa da campanha.

Para receber o imunizante contra a Influenza é preciso estar cadastrado na plataforma Minha Vacina, disponível no site da Prefeitura – www.indaiatuba.sp.gov.br. Basta clicar no botão Minha Vacina no campo Serviços em Destaque, e fornecer o CPF, que é obrigatório para cadastrar, inclusive as crianças.

Para receber a dose é necessário levar documento com foto, comprovante de endereço, carteirinha de classe para profissionais de saúde e, no caso das gestantes e puérperas, o cartão Pré-Natal.

A secretária da Saúde, Graziela Garcia, reforça a importância da vacina contra a gripe. “No outono as pessoas ficam mais propícias a terem infecções respiratórias e a vacina ajuda a prevenir o problema. Como ainda estamos no meio de uma pandemia, a vacina contra gripe também é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para a Covid-19”, explicou.

Conforme divulgou o Ministério da Saúde, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza começa na próxima terça-feira, dia 11 de maio, para idosos e professores. Quem tomou vacina contra Covid-19 deve aguardar 15 dias após a segunda dose para ser imunizado contra a gripe. O cadastro na plataforma Minha Vacina é obrigatório também para esta campanha.

A terceira etapa da Campanha de Vacinação contra Gripe tem previsão para 9 de junho a 9 de julho e será para demais grupos prioritários, como: portadores de doenças crônicas, pessoas com deficiência permanente, pessoas de força de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e trabalhadores portuários.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Representantes da Comgás participam de reunião na Câmara

Vereadores pedem mais planejamento nas intervenções da companhia

1 dia ago

BOLETIM DO TEMPO: 23, 24 e 25 de maio de 2025

Em Indaiatuba, choveu na noite de quinta-feira, mas, não chove nesta sexta e no final…

1 dia ago

Indaiatuba confirma a 11ª morte por dengue este ano

O óbito ocorreu no dia 10 de março e a vítima foi uma mulher, de…

2 dias ago

Santa Bárbara Rock Fest abre inscrições para artistas e bandas de todo o Brasil

O prazo para envio das propostas termina no dia 30 de maio

2 dias ago

Programação do 33º Maio Musical de Indaiatuba é atualizada

Shows que foram cancelados em virtude da chuva do dia 10 de maio foram remarcados,…

2 dias ago

Vacina contra a gripe é destinada para toda a população a partir dos 6 meses de idade

Em Indaiatuba, para se vacinar, a pessoa deve procurar uma das 17 Unidades Básicas de…

3 dias ago