Política

Indaiatuba se destaca em estudo técnico sobre nível de desenvolvimento

Indaiatuba voltou a ser destaque esta semana com a segunda colocação no Estudo Técnico sobre o Nível de Desenvolvimento dos 41 maiores municípios do Estado de São Paulo. No documento do NEC (Núcleo de Estudos das Cidades), composto por pesquisadores da USP, Ufscar e Fatec, a cidade apresenta nota global 8,77, com apenas 0,14 ponto de diferença da primeira colocada. O prefeito Nilson Gaspar esteve em São Carlos, ontem (2/12), para receber o Certificado de Mérito concedido aos municípios com melhor qualidade de vida.

A cidade ainda atingiu classificação ótima e boa em todos os indicadores avaliados, ficando até o quarto lugar em todas as áreas consideradas no estudo. Os destaques ficaram para Educação e Finanças Públicas, com notas 10 e 9,9 respectivamente.

No estudo foi apresentado uma avaliação do nível de desenvolvimento socioeconômico dos municípios do Estado com mais de 200 mil habitantes. A avaliação foi realizada com base em 28 indicadores dos seguintes setores: Saúde, Educação, Segurança Pública, Meio Ambiente, Mobilidade, Economia e Finanças Públicas. Foram considerados a representatividade, transparência, atualidade e confiabilidade dos itens avaliados.

O prefeito Nilson Gaspar ressaltou que estamos no caminho certo e destacou a importância dos dados para auxiliar na melhoria do planejamento. “Fico contente com o resultado e me sinto ainda mais motivado para continuar trabalhando por Indaiatuba. Os dados deste estudo com certeza poderão nos dar diretrizes para o planejamento e indicadores do que pode ser melhorado. Obrigado a toda equipe da Administração Municipal, mais uma vez. Ninguém faz nada sozinho e o trabalho de vocês é essencial para mantermos a qualidade de vida da população”, concluiu Gaspar.

O estudo desenvolvido no NEC faz um comparativo do nível de desenvolvimento dos municípios paulistas de maior porte. “Conhecer a situação real com dados quantitativos das principais áreas associadas ao nível de desenvolvimento socioeconômico (qualidade de vida) dos municípios constitui uma ferramenta de grande importância para a gestão pública no âmbito municipal, pois permite conhecer o desempenho de cada área e dos parâmetros (indicadores) que a compõem em comparação com outros municípios, bem como acompanhar a evolução do desempenho ao longo do tempo – informações de grande relevância para a alocação racional de recursos (econômicos, gerenciais, etc.) e a avaliação dos resultados das ações empreendidas. Essa comparação também é relevante para os governos estadual e federal na definição e acompanhamento das políticas de desenvolvimento dos municípios”, são alguns dos objetivos apontados pelos professores Antonio “Coca” Ferraz (coordenador) e José Leomar Fernandes Jr., da USP, Fernando Hirose, da Ufscar, e M agaly Romão, da Fatec.

Os pesquisadores ainda destacam como os dados podem auxiliar as gestões municipais. “Alguns benefícios adicionais dessas informações são: proporcionar total transparência da situação e evolução dos municípios à população e às entidades públicas e privadas, estabelecer competição saudável entre os municípios e respaldar as reivindicações racionais dos municípios junto aos governos estadual e federal. De especial relevância é a possibilidade da aplicação de um processo de Benchmarking, com a identificação das razões do sucesso dos municípios melhor ranqueados em cada área e a definição de um elenco de ações positivas para ser implementado pelos demais visando à melhoria do desempenho”.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Secretaria de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação realiza o Feirão de Emprego em maio

Evento é destinado para empresas com vagas de emprego abertas e candidatos interessados

13 horas ago

Programa Família Acolhedora completa três anos em Indaiatuba

No período, 18 famílias foram capacitadas para acolhimento de crianças e adolescentes, que necessitam de…

14 horas ago

BOLETIM DO TEMPO: 14, 15, 16 e 17 de abril de 2025

Em Indaiatuba, ocorre muita nebulosidade no início da semana

14 horas ago

Câmara Municipal faz balanço dos primeiros 100 dias da atual legislatura

Liberação de recursos para entidades, Refis e adoção de energia fotovoltaica estão entre destaques dos…

1 dia ago

Coluna DROPES estreia na semana do Dia do Jornalista

O novo conteúdo é publicado em parceria com o Jornal Mais Expressão

3 dias ago

Primeira fase de abertura do Centro Esportivo “Rei Pelé” começa na próxima segunda-feira

Funcionamento será em etapas e população terá vários espaços disponibilizados para atividades

3 dias ago