Destaque

Indaiatuba: parte dos leitos exclusivos para a covid-19 no SUS é convertida para outras doenças

Por Patrícia Lisboa

Parte dos leitos exclusivos para pacientes com covid-19 ou com sintomas de síndrome respiratória, no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) – único que atende pelo SUS, em Indaiatuba – foi transferida para o atendimento de pacientes com outras doenças, desde o início deste mês. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde após questionamento feito pela reportagem do DROPES.

Na enfermaria, eram 60 leitos para pacientes com covid-19 desde o ano passado. No início deste mês, foi feita a redução para 40 vagas. A partir do dia 1º de outubro, mais 20 leitos serão convertidos para outras doenças, sobrando 20 leitos exclusivos para pacientes com covid-19 ou com sintomas de síndrome respiratória.

Na próxima semana, também será feita uma reorganização na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O total de leitos para a covid-19 será reduzido de 24 para 20, com a transferência de quatro leitos para outras doenças.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a reorganização dos leitos está sendo feita gradativamente, com a diminuição dos casos de covid-19 e das internações por causa da doença na cidade, que são reflexos do avanço da vacinação da população contra o coronavírus.

PERÍODO CRÍTICO

Por causa da disparada dos casos de covid-19, os leitos exclusivos para pacientes com a doença chegaram a esgotar e filas de espera por vagas se formaram, no SUS (e na rede particular), em Indaiatuba. Para atender a demanda de pacientes com necessidade de internação, a Secretaria Municipal de Saúde precisou contratar leitos de UTI em hospitais particulares da região. A contratação dos leitos de UTI foi feita dia 1º de dezembro do ano passado e só foi encerrada dia 21 de agosto deste ano – período mais crítico da pandemia no muncípio.

Os leitos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24h) também chegaram a ser totalmente remanejados para atender pacientes com a covid-19, mas, já estão sendo redistribuídos para atender pacientes com outras doenças, além de sintomas respiratórios.

Porém, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as adequações estão sendo feitas constantemente, de acordo com as demandas de casos respiratórios e gerais.

Para reforçar a equipe da UPA, no atendimento aos pacientes com covid-19, em junho, a Secretaria Municipal de Saúde transferiu para lá os médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem da Unidade Básica de Saúde (UBS) 9, localizada no Centro, do Posto de Saúde da Família (PSF) do Jardim do Sol e do PSF do Jardim Brasil.

Sem as equipes, os atendimentos médicos nos três postos acabaram suspensos a partir de 8 de junho e só foram retomados no dia 1º de agosto deste ano. A reabertura das unidades também só foi possível com a diminuição dos casos de covid-19.

ÍNDICES DA COVID-19

Indaiatuba completa, hoje (25/9), nove dias seguidos sem morte por covid-19 e foram confirmados 24 novos casos da doença. Do início da pandemia até agora, a cidade soma 784 mortes e 31.529 casos da doença. Do total de pessoas que contraíram a covid-19, 30.731 são consideradas curadas ou estão em recuperação domiciliar.

Hoje, há 31 pessoas com sintomas de síndrome respiratória internadas nas alas para a covid-19, no sistema de saúde de Indaiatuba, e 14 delas já têm diagnóstico confirmado para a doença. Do total de internados, 13 estão em enfermarias e 18 estão em UTIs.

As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 42% no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc) e de 57% no Hospital Santa Ignês, da rede privada. Nas enfermarias, os índices de ocupação são de 17% no Haoc e de 38% no Hospital Santa Ignês.

Até às 17h de hoje, 146.740 pessoas já tinham a imunização completa contra a covid-19, com a primeira e a segunda doses tomadas ou com a dose única – que correspondem a 56,28% do total de 260.690 habitantes da cidade, segundo estimativa populacional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O reforço da terceira dose já tinha sido aplicado em 1.735 pessoas também até às 17h de hoje.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Fatec Indaiatuba celebra aniversário de 30 anos com descerramento de placa comemorativa

Cerimônia foi realizada no auditório da faculdade nesta semana; diretor da unidade anuncia construção do…

11 horas ago

Maior superlua de 2024 pode ser vista hoje

Satélite estará a cerca de 357.364 km da Terra, o ponto mais próximo

15 horas ago

CMDCA realiza palestras sobre violência e bullying nos dias 21 e 22 de outubro

Para participar, é preciso se inscrever pela internet antecipadamente

21 horas ago

Brasil não adotará horário de verão neste ano

Para o ministro Minas e Energia, decisão poderá ser revista em 2025

2 dias ago

2º Torneio de Robótica Educacional acontece no Espaço Viber

Evento vai contar com a participação de alunos de 28 escolas da rede municipal, no…

2 dias ago

OUTUBRO ROSA: Saúde realiza ações nos postinhos de saúde para a conscientização sobre câncer de mama

Ao todo, são 17 unidades básicas; confira a programação em cada uma delas

2 dias ago