Educação

Indaiatuba implanta Robótica Educacional para alunos do ensino fundamental 1 da rede municipal de ensino

No último sábado (11/2), foi realizada a aula inaugural de Robótica Educacional, que será implantada na rede municipal de ensino de Indaiatuba. O projeto contempla os 13.943 alunos do fundamental 1 (1º ao 5º ano) e será iniciado no primeiro semestre deste ano, para as oito unidades escolares de período integral, com 3.039 alunos. Progressivamente, as outras 19 unidades, com 10.904 alunos, também serão atendidas até o segundo semestre.

A Robótica Educacional será desenvolvida nas escolas e os professores da rede municipal de ensino estão sendo capacitados para trabalhar o conteúdo com os alunos. O programa contempla 36 atividades anuais que serão realizadas semanalmente com duração de aproximadamente 2h30. A empresa vencedora do processo licitatório foi a Sim Inova Tecnologia Comércio e Serviços, com investimento de cerca de R$ 10 milhões.

O programa de robótica educacional da SIM Inova® é alinhado às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e utiliza blocos de montagem da LEGO® Education. Conta ainda com a metodologia STEAM (sigla para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e a Cultura Maker (aprender fazendo).

Os alunos serão divididos em turmas com quatro crianças para desenvolver a atividade proposta com o conteúdo pedagógico para a idade. As equipes trabalharão com o kit tecnológico de inovação, plataforma digital integrada e material paradidático para desenvolver o projeto. Cada aluno fica responsável por uma parte da atividade, sendo elas: Líder, Administrador, Construtor e Programador.

A metodologia ativa conta com atividades que estimulam o desenvolvimento de habilidades comportamentais, organizacionais, socioemocionais, cognitivas e de comunicação, que são essenciais para enriquecer o aprendizado da nova geração para os desafios do século XXI.

A implantação do aprendizado da robótica na infância tem se mostrado uma excelente ferramenta de educação em um mundo cada vez mais tecnológico. A prática ajuda a desenvolver o lado intelectual e cognitivo, raciocínio lógico, senso criativo, resolução de problemas e trabalho em equipe.

dropes

Recent Posts

Protagonistas da série Unidade Básica participam de bate-papo com alunos e professores de Medicina da UniMAX em Indaiatuba

A reportagem do DROPES entrevistou o ator Caco Ciocler e a atriz Ana Petta, além…

46 minutos ago

Acafi e Rosa de Saron concorrem na 25ª edição do Grammy Latino na categoria de Música Cristã

"In Concert" é o álbum indicado ao prêmio; orquestra e banda participaram do Maio Musical…

6 horas ago

Eleitores de Indaiatuba terão transporte coletivo urbano gratuito no dia da Eleição Municipal

Os ônibus circularão com grade de horário de sábado, no dia 6 de outubro

9 horas ago

Dia da Árvore será comemorado com o plantio de 500 mudas no Centro Esportivo Rei Pelé em Indaiatuba

Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente realiza mais ações durante a semana para lembrar…

9 horas ago

Indaiatuba passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro

Conselho Municipal de Turismo, o Comtur, também é reconhecido pelo governo federal

10 horas ago

Semana Nacional de Trânsito: Detran-SP reforça fiscalização contra consumo de álcool entre motoristas

Operação tem objetivo de reduzir e prevenir sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica ao…

1 dia ago