Geral

Indaiatuba fica entre três melhores cidades no Índice Geral do Prêmio Band Cidades Excelentes

Indaiatuba está entre as três melhores cidades no Índice Geral da etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023. O município também se consagrou entre as três melhores cidades com mais de 100 mil habitantes na categoria Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. Dos 1,3 mil municípios inscritos, apenas 45 municípios conseguiram se classificar para a final, entre eles, Indaiatuba. A cidade permanece entre as melhores desde a primeira edição do prêmio, sendo campeã geral nas etapas nacionais de 2021 e 2022. No domingo (12/11), o prefeito Nilson Gaspar participou do evento que marcou o anúncio dos vencedores do Estado, na sede da TV Bandeirantes em São Paulo.

Ao receber a premiação, Gaspar falou do orgulho de estar representando todas as pessoas que trabalham para oferecer aos cidadãos essa qualidade de vida que é tão reconhecida e que tem atraído tantos investimentos e tanta gente nova para a cidade. “É um grande orgulho representar todos os que trabalham por Indaiatuba, esse reconhecimento com essa premiação é de cada servidor que se empenha e que, diariamente, faz o seu melhor pela cidade”, declarou.

A iniciativa do Prêmio Band Cidades Excelentes, é uma parceria do Grupo Bandeirantes de Comunicação e do Instituto Aquila para incentivar, reconhecer e valorizar boas práticas de gestão com o objetivo de transformar a realidade dos 5.570 municípios brasileiros e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.

O instrumento empregado na avaliação é o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), que utiliza conceitos de big data e reúne as informações públicas mais atualizadas de todas as cidades do país, além dos projetos enviados pelas próprias prefeituras através do site oficial do prêmio.

A plataforma é estruturada com base em Inteligência Artificial que, a partir de algoritmos, consolidam os resultados de 62 indicadores em uma única nota final. Os indicadores são construídos a partir de seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública.

Para cada pilar, os municípios são separados em três categorias de avaliação, de acordo com o tamanho da população local: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. Além dos ganhadores por pilar, o prêmio ainda define o grande vencedor estadual em cada grupo populacional.

dropes

Recent Posts

Antônio da Cunha Penna: fotógrafo, escritor e, agora, contador de histórias

Em encontros realizados em cafés e restaurantes, o morador de Indaiatuba democratiza as informações contidas…

23 horas ago

Cultura realiza mais uma edição do Trem da Artes neste domingo

Evento é gratuito e tem como atrações a Feira de Artes e Artesanato e o…

1 dia ago

Vivo Música apresenta show inédito e gratuito em Campinas

Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas convida o cantor e compositor Xande de Pilares para apresentação…

1 dia ago

Associação Beneficente Somos do Bem realiza mais de 13 mil procedimentos por mês

Neste mês, a entidade sem fins lucrativos promove a Feira do Bem, no Espaço Viber,…

1 dia ago

Bosque do Saber recebe a 82ª edição do Domingo Ecológico

Evento conta com várias atrações gratuitas, como teatro e atividades interativas

3 dias ago

3ª edição do Pedal de Natal está com as inscrições abertas

Evento acontece na primeira semana de dezembro e é organizado pelo Departamento Municipal de Turismo

3 dias ago