Uncategorized

Indaiatuba debate plano de trabalho para a certificação no Ciclo 2023 do Programa Município Verde Azul

A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente de Indaiatuba e a equipe de interlocutores do Programa Município VerdeAzul se reuniram, na última semana, para discutir o plano de trabalho para o ciclo 2023 do Programa Município VerdeAzul – PMVA. A avaliação da certificação terá um novo formato este ano. As diretrizes foram revisadas e os municípios serão divididos conforme as faixas populacionais. A reunião do grupo de trabalho aconteceu nas dependências da Escola Ambiental Bosque do Saber.

O secretário de Serviços Urbanos, Guilherme Magnusson, abriu o encontro e reforçou da importância de documentar todas as ações ambientais para garantir a pontuação do município. “No ano passado, conquistamos a 19ª colocação no Ranking Ambiental do Município VerdeAzul e também tivemos a segunda melhor classificação entre os municípios da RMC. Nosso objetivo é trabalhar para melhorar ainda mais nossa pontuação, tomando o cuidado de documentar todas as ações do município voltadas ao meio ambiente”, explicou.

Nesta edição do PMVA, um importante diferencial será a avaliação dos municípios em grupos, que considera as faixas populacionais, seguindo a classificação do Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados): Grupo 1 – municípios com até 9.999 habitantes; Grupo 2 – de 10 mil a 49.999 habitantes; Grupo 3 – de 50 mil a 99.999 habitantes; Grupo 4 – de 100 mil a 499.999 habitantes, e Grupo 5 – municípios com mais de 500 mil habitantes.

De acordo com a Resolução 117, de dezembro de 2022, para o Ciclo 2023 as diretivas vigentes são: Governança Ambiental; Avanço na Sustentabilidade; Educação Ambiental; Uso do Solo; Gestão das Águas; Esgoto Coletado e Tratado; Resíduos Sólidos; Qualidade do Ar; Arborização Urbana e Biodiversidade.

A pontuação máxima do PMVA é de 100 pontos e os municípios com notas finais igual ou superior a 80 pontos serão enquadrados na classificação especial “Certificação” e terão direito a certificados e troféus com o registro de suas respectivas performances no referido ciclo do programa.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, o Programa Município VerdeAzul tem a proposta de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Além da secretaria de Serviços Urbanos, o grupo de trabalho de Indaiatuba é composto por representantes das secretarias de Obras e Vias Públicas; Defesa Civil da Secretaria de Segurança Pública; Relações Institucionais e Comunicação; Secretaria de Educação; Secretaria de Negócios Jurídicos; Planejamento Urbano e Engenharia; Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) e representantes da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura).

dropes

Recent Posts

Bosque do Saber recebe a 82ª edição do Domingo Ecológico

Evento conta com várias atrações gratuitas, como teatro e atividades interativas

7 horas ago

3ª edição do Pedal de Natal está com as inscrições abertas

Evento acontece na primeira semana de dezembro e é organizado pelo Departamento Municipal de Turismo

8 horas ago

“Tons Natalinos”: Acafi realiza concertos dias 7 e 8 de dezembro

Apresentações acontecem no palco em frente à Prefeitura e no Mosteiro de Itaici, com entrada…

14 horas ago

Natação de Indaiatuba conquista o 3º lugar no Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Verão e SP Open

Dois atletas do município atingiram recorde paulista: Lucas Batista Gomes e Mercedes Carolina Toledo

21 horas ago

Secretaria de Cultura realiza eventos neste final de semana em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Programação conta com shows, exposição e exibição de filme

21 horas ago

3ª Caminhada Antirracista marca Dia da Consciência Negra em Indaiatuba

Ação foi promovida pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial

2 dias ago