Saúde

Indaiatuba confirma uma morte por covid-19 e mais 310 novos casos da doença

Por Patrícia Lisboa

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba confirmou uma morte por covid-19, nesta quarta-feira (12/1), quando a cidade completaria 30 dias sem óbitos por causa da doença. A vítima foi um homem, de 59 anos. Hoje, também foram registradas 310 novas contaminações pelo coronavírus na cidade. O boletim epidemiológico ainda traz informações sobre outras doenças respiratórias.

A morte confirmada, hoje, aconteceu no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), ontem (11/1). O paciente tinha sido internado no último sábado (8/1) e, além do diagnóstico de covid-19, como comorbidades, tinha diabetes e doença renal crônica.

Nas últimas 24 horas, além do óbito, também foram notificados 818 casos suspeitos de covid-19 e 514 testes realizados em hospitais, unidades de saúde e laboratórios particulares deram negativo.

Do início da pandemia até agora, Indaiatuba soma 801 mortes e 35.130 casos de covid-19. Do total de pessoas que contraíram a doença, 34.323 são consideradas curadas ou estão em recuperação domiciliar.

Nesta quarta-feira (12/1), o boletim epidemiológico da covid-19 divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde também traz a informação de que, neste ano, foram registrados, até o momento, três casos de Influenza tipo A e dois casos de contaminação pelo Vírus Sincicial Respiratório na cidade.

A Secretaria Municipal de Saúde informou ao DROPES que os dois casos de contaminação pelo Vírus Sincicial Respiratório foram por crianças, menores de dois anos de idade, que já tiveram alta.

INTERNAÇÕES

O boletim epidemiológico também informa o total de internados com sintomas de síndrome respiratória, no sistema de saúde de Indaiatuba. Hoje, há 27 internados, sendo que seis têm diagnóstico confirmado para a covid-19, mesmo número de ontem (10/1).

Do total de internados com sintomas respiratórios, 19 estão em leitos de enfermarias e oito estão em leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

As taxas de ocupação dos leitos de UTIs exclusivos para pacientes com sintomas de síndrome respiratória são de 70%, no Haoc, único que atende pelo SUS em Indaiatuba, e de 50% no Hospital Santa Ignês, da rede privada. As enfermarias têm 85% de ocupação, no Haoc, e 67% no Hospital Santa Ignês.

VACINADOS CONTRA A COVID-19

1ª DOSE: 214.010
2ª DOSE: 207.491
DOSE ÚNICA: 6.862
DOSE ADICIONAL: 85.218
TOTAL IMUNIZADOS: 214.353

CUIDADOS

Além de tomar a vacina contra a covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de se manter as medidas de proteção contra o coronavírus como, uso de máscara, distanciamento social, uso do álcool em gel e lavagem frequente das mãos.

O paciente que apresentar sintomas gripais – febre, dor de cabeça, coriza, por exemplo – pode acessar o serviço de telemedicina Minha Saúde pelo site da Prefeitura, por meio do qual a consulta médica pode ser realizada sem sair de casa. O serviço funciona todos os dias, incluindo finais de semana, das 8h às 20h.

Dúvidas sobre a covid-19 podem ser esclarecidas pelo WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

(Fonte: Secretaria de Saúde de Indaiatuba)

Patricia Lisboa

Recent Posts

Bosque do Saber recebe a 82ª edição do Domingo Ecológico

Evento conta com várias atrações gratuitas, como teatro e atividades interativas

14 horas ago

3ª edição do Pedal de Natal está com as inscrições abertas

Evento acontece na primeira semana de dezembro e é organizado pelo Departamento Municipal de Turismo

14 horas ago

“Tons Natalinos”: Acafi realiza concertos dias 7 e 8 de dezembro

Apresentações acontecem no palco em frente à Prefeitura e no Mosteiro de Itaici, com entrada…

21 horas ago

Natação de Indaiatuba conquista o 3º lugar no Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Verão e SP Open

Dois atletas do município atingiram recorde paulista: Lucas Batista Gomes e Mercedes Carolina Toledo

1 dia ago

3ª Caminhada Antirracista marca Dia da Consciência Negra em Indaiatuba

Ação foi promovida pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial

2 dias ago