Indaiatuba faz barreira sanitária nas estradas da cidade (Foto: Arquivo/Eduardo Turati/GuardaCivil)
Por Patrícia Lisboa
As barreiras sanitárias começam a ser feitas nas entradas de Indaiatuba, na noite desta sexta-feira (26/3). A medida é adotada pelas 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), para reduzir a circulação de pessoas fora de cada município, principalmente da capital paulista, que terá feriado prolongado entre hoje e 4 de abril. Algumas cidades da região, como Campinas e Santa Bárbara D’Oeste, já iniciaram a operação hoje, durante o dia.
Em Indaiatuba, além da barreira sanitária, a Secretaria de Segurança Pública fará a fiscalização de festas clandestinas nas regiões de chácaras, por meio de drones, e aplicará multa caso encontre irregularidades.
O Departamento de Vigilância Sanitária também fará ações de orientações em mercados, farmácias e padarias.
“Em relação à barreira sanitária, a ideia é abordar os carros para questionar a entrada na cidade e orientar os riscos de infecção pela covid-19”, explica a Prefeitura de Indaiatuba.
“Não é uma medida de lockdown, mas de restrição com a finalidade de desestimular que as pessoas saiam de casa. Será uma forma de abordar e conscientizar quem for parado. Neste primeiro momento, não haverá penalidades. Profissionais do serviço essencial como da saúde serão liberados com apresentação da identificação funcional”, afirma a Prefeitura de Campinas.
Na manhã desta sexta-feira, primeiro dia da operação com barreiras sanitárias nos principais pontos de acessos rodoviários a Campinas, 263 veículos foram abordados por agentes de segurança. A ação começou às 8h e contou com a participação da Guarda Municipal, da Polícia Civil e da Emdec. Quatro pontos foram fiscalizados: avenidas Prestes Maia, Francisco de Paula Souza, Lix da Cunha e Júlio Prestes (Heitor Penteado).
As principais alegações dos motoristas abordados foram de que estavam em deslocamento para o trabalho. Três pessoas disseram estar a caminho de consultas médicas no município. Nesse primeiro dia, apenas veículos com placas da capital do estado e de outras cidades da Grande São Paulo foram abordados, em Campinas.
Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…
Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…
O calendário de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio
A vítima é uma mulher, de 83 anos; ainda há 876 notificações de casos suspeitos…
Texto prevê dedução de até 90% do valor da multa e dos juros
Comissão da Câmara vai analisar reivindicações dos servidores inativos