A Prefeitura de Indaiatuba realizou, nesta segunda-feira (9/12), a tradicional Sessão Solene em comemoração ao aniversário de 194 anos do município. O evento comandado pelo prefeito Nilson Gaspar aconteceu no Vitória Hotel, com a presença de autoridades locais, homenageados e familiares. Durante a cerimônia foram entregues a Medalha João Tibiriçá Piratininga e os títulos de Funcionário Padrão a servidores públicos municipais.
MEDALHA
A Medalha João Tibiriçá Piratininga é entregue pela Administração Municipal desde 1984, quando entrou em vigor a Lei nº 2.086. A maior comenda da municipalidade foi criada com o objetivo de homenagear cidadãos que tenham prestado relevantes serviços ao município. A indicação dos homenageados é feita pelo chefe do Executivo Municipal e passa pela aprovação do Conselho do Departamento de Preservação e Memória.
Este ano, os homenageados com a Medalha são a empresária Maria de Montserrat Alarcon Coelho Ryan, a tesoureira do Ciaspe (Centro de Inclusão e Assistência a Pessoas com Necessidades Especiais), Carla Silene Giraldi de Queiroz, e o gestor executivo da Volacc (Voluntários de Apoio à Família com Pessoas Portadoras de Câncer e Patologias Hematológicas), Silvio Alexandre Soares de Oliveira.
A empresária Maria de Montserrat Alarcon Coelho Ryan frequenta Indaiatuba há cerca de 50 anos, mas foi nos últimos 30 anos que passou a residir na cidade – quando, juntamente com seu esposo, o executivo Gregory Ryan, ambos apaixonados por golfe, adquiriram um imóvel onde construíram sua residência e um campo de golfe de nove buracos para uso particular.
Com o falecimento do marido, Montserrat decidiu participar de um projeto social em conjunto com a Prefeitura de Indaiatuba que vem revolucionando a vida de muitos adolescentes: Golfe Chave para o Futuro. O projeto é realizado por meio das secretarias municipais de Cultura e Assistência Social e executado pela Associação Hurra! através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.
O projeto, além de aulas de golfe, tem uma metodologia que trabalha a ação e a aprendizagem. Valores de cidadania, projetos de vida, atitudes e comportamentos são temas presentes em todas as atividades. Além disso abordamos todas as áreas relacionadas ao esporte para ensinar na prática habilidades que possam contribuir para a formação e inclusão no mercado de trabalho.
O gestor executivo da Volacc, Silvio Alexandre Soares de Oliveira, é contador e vive em Indaiatuba há 45 anos. Trabalhou nos extintos bancos Mercantil e Banespa, nas empresas IBM do Brasil Ltda, Compaq do Brasil, Solectron do Brasil e Celestica do Brasil, além de empresas de consultoria contábil.
É voluntário na Volacc desde a fundação, em 1994, exercendo alguns cargos na diretoria. De 2013 a 2023 exerceu a função de presidente na entidade. O reconhecimento pelo trabalho prestado à comunidade veio por meio do Título de Cidadão Indaiatubano, em 2022, e também pelo Certificado Talento concedido pelo Rotary Club Votura.
Participou da fundação do PMDB jovem, porém nunca foi filiado a nenhum partido político. Trabalhou desde a primeira Feira do Bondade da Apae (21 anos) e posteriormente na Feira do Bem da Associação Somos do Bem, nova razão social da antiga Apae. Fez parte da Feai (Federação das Entidades Assistenciais de Indaiatuba), atuando como secretário do Conselho das Entidades Filiadas.
A tesoureira do Ciaspe, Carla Silene Giraldi de Queiroz, é indaiatubana e tem sua vida marcada por dedicação à família, à educação e à comunidade. Casou-se em 1988 com Luís Carlos de Queiroz e constituiu uma família com quatro filhos. É formada em Pedagogia, mas afastou-se do magistério para se dedicar à família.
Após os filhos crescerem, iniciou uma jornada de trabalho pastoral junto ao marido na Paróquia Santa Rita de Cássia, atuando na Pastoral de Noivos. O casal também lidera o setor Indaiatuba das Equipes de Nossa Senhora, movimento mundial da Igreja Católica.
Trabalhou por dois anos na Casa da Providência, coordenando uma unidade, e contribuiu no programa “Indaiatuba Saudável”, realizado em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba e o Instituto Harpia Harpya. Desde 2013, dedica-se ao Ciaspe, onde iniciou apoiando na distribuição de lanches aos usuários da instituição. Seu comprometimento cresceu, e por quatro anos exerceu a função de presidente, liderando iniciativas em prol da comunidade.
Atualmente, é tesoureira da organização, trabalhando em diversas frentes, enquanto também se dedica aos três netos.
FUNCIONÁRIO PADRÃO
Os títulos de Funcionário Padrão foram entregues aos servidores eleitos representando a Prefeitura, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), a Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura), o Seprev (Serviço de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Municipais de Indaiatuba) e a Câmara Municipal de Indaiatuba.
Para concorrer ao título de Funcionário Padrão é necessário ser funcionário efetivo com pelo menos três anos de exercício. Na Prefeitura Municipal o número de candidatos ao título em cada secretaria é proporcional ao número de funcionários lotados. Após uma eleição prévia por meio de votação dos funcionários de cada secretaria, os currículos dos selecionados são analisados por uma comissão julgadora, que define o vencedor. As autarquias e fundações realizam seu próprio processo interno de eleição e seleção do vencedor.
O título de Funcionário Padrão de 2024 da Prefeitura é de Maurício Batista da Silva. Natural de Indaiatuba, o homenageado tem 39 anos e é casado com Gabriela. Possui formação técnica em Gestão Empresarial, é técnico em Transações Imobiliárias, bacharel em Administração de empresas e bacharel em Direito.
Ingressou na Prefeitura de Indaiatuba em janeiro de 2001, aos 15 anos, como patrulheiro do Campi na Secretaria Municipal de Administração. E outubro do mesmo ano foi transferido para a Secretaria de Negócios Jurídicos, onde trabalha até hoje. No Jurídico, exerceu as funções de estagiário, assistente de secretaria, auxiliar de serviços e desde 2008 exerce o cargo de assistente de serviços administrativos, com função de confiança de coordenador de serviços desde 2020.
Esta é a segunda vez que Mauricio foi eleito Funcionário Padrão da Prefeitura, sendo a primeira em 2019. Foi promovido em segundo lugar no concurso de progressão/promoção da Prefeitura, em 2015, e já foi o escolhido pelos colegas como Funcionário Padrão da Secretaria por oito vezes.
No Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), o homenageado deste ano é Antonio Carlos Thiobaldo. Ele tem 57 anos e é casado com Elaine Candello Thiobaldo há 18 anos, com quem tem um filho, Vinícius, de 14 anos.
Ingressou no Saae em 1987, aos 19 anos, no cargo de entregador de avisos. Em 1992 assumiu o cargo de assistente de serviços administrativos e, desde então, se dedica ao serviço interno da autarquia. Hoje, atua no Departamento de Dívida Ativa, regularizando contas. Após 38 anos de serviço ininterrupto à autarquia, o homenageado planeja a aposentadoria para 2025.
A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) elegeu Sandra Regina Ferreira como Funcionária Padrão 2024. Ela tem 52 anos, é casada há 19 anos com Clayton e tem duas filhas, a Caroline e a Vitória. Também é avó da Anthonella, que é sua paixão.
Nascida em Indaiatuba, iniciou sua carreira profissional aos 15 anos como auxiliar de serviços gerais na empresa Groten, e depois passou por outras empresas como auxiliar de produção. Ela considera o ponto alto de sua carreira profissional a aprovação no concurso público da Fiec, em 1994.
Iniciou suas atividades na Fundação em 1997 como servente. Sempre muito dedicada e prestativa, em 2017 foi aprovada no processo interno de promoção, o que a deixou muito orgulhosa. Atualmente se encontra no setor da Copa e o seu cafezinho feito com muito carinho é sempre muito elogiado por todos.
O técnico de serviços administrativos Adriano Razori foi o escolhido para o Título de Funcionário Padrão deste ano pelo Serviço de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Municipais de Indaiatuba (Seprev). Ele tem 40 anos e é casado. Tem graduação em Administração e Sistemas de Informação e ingressou no Seprev em 2018.
Além de exercer as atribuições do seu cargo efetivo, o funcionário foi designado na função de confiança de Ouvidor do Seprev, onde atuou de maio de 2022 a junho de 2024, tendo desempenhado suas atividades com dedicação e qualidade.
Atualmente, o servidor está lotado no Departamento de Previdência, onde exerce atividades de atendimento ao público, cálculo de benefícios e análise de processos previdenciários. Adriano é conhecido por ter um bom relacionamento com seus colegas de trabalho, se destacando como uma pessoa colaborativa e com responsabilidade no desempenho do seu trabalho.
Na Câmara Municipal de Indaiatuba o homenageado com o Título Cidadão Indaiatubano é Ricardo Nogueira Brasil. Ricardo tem 31 anos e é natural de Ribeirão Preto (SP). É casado com Patrícia e pai da Beatriz, de 9 anos. Trabalha no cargo efetivo de técnico em Informática na Câmara Municipal de Indaiatuba desde 2020. No Legislativo Municipal, exerce com proatividade, competência e bom humor todas suas atribuições, sendo uma das peças fundamentais no atendimento de suporte em TI aos gabinetes e departamentos administrativos, razões pelas quais foi eleito Funcionário Padrão de 2024 pela maioria dos colegas.
Sua trajetória profissional começou cedo, aos 14 anos, com aprendizado em Autocad e Programação de Relés de Proteção, oficializando sua carreira aos 16 anos, com registro em carteira. Cursou Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Itajubá, e após deixar a universidade mudou-se para Inconfidentes (MG) e, depois para São Carlos (SP) onde iniciou o curso de Sistemas de Informação. Antes de ser aprovado no concurso público da Câmara, trabalhou no IBGE.
Neste final de semana, a Aciaei propõe a abertura das lojas em horário estendido, sendo…
A expectativa é de receber 937 mil passageiros nos feriados de fim de ano
Preços caíram em média 0,57%, com redução maior para carros e camionetas
Parte dos serviços e os sistemas de lazer estarão com horários especiais de funcionamento no…
Auxílio beneficia pessoas em situação socioeconômica desfavorável que estão cursando faculdade ou curso técnico
Contrato firmado com a Agência das Bacias PCJ é a fundo perdido com contrapartida do…