Uncategorized

Indaiatuba 191 anos: Sessão Solene abre programação do aniversário da cidade

O prefeito Nilson Gaspar (MDB) abre as comemorações do aniversário de 191 anos de Indaiatuba com a tradicional sessão solene, nesta quinta-feira (9/12), a partir das 8h.

Este ano, o evento será realizado no Centro de Convenções “Aydil Pinesi Bonachela”, com a entrega da Medalha João Tibiriçá Piratininga e o título de Funcionário Padrão da Prefeitura, autarquias e fundações.

Os homenageados com a medalha serão o deputado Rogério Nogueira (DEM) e o cônego Álvaro Augusto Ambiel.

MEDALHA

A medalha João Tibiriçá Piratininga é entregue pela Administração Municipal desde 1984, quando entrou em vigor a Lei nº 2.086. A maior comenda da municipalidade foi criada com o objetivo de homenagear cidadãos que tenham prestado relevantes serviços ao município de Indaiatuba. A indicação é feita pelo chefe do Executivo Municipal e passa pela aprovação do Conselho do Departamento de Preservação e Memória.

Um dos homenageados na data será o deputado Rogério Nogueira. Nascido em Indaiatuba, ele é um dos três filhos do casal Leonício Lopes Cruz e Enides Nogueira Lopes Cruz. Seu irmão, Reinaldo Nogueira, foi prefeito de Indaiatuba por quatro mandatos. Casado com Sabrina Souza Nogueira, ele é pai de três filhas – Larissa, Izabelle e a caçula Paola.

Antes de ingressar na política, Rogério traçou uma trajetória de sucesso no motocross. Com 14 anos descobriu a paixão pelo esporte e deste então passou a colecionar vitórias na modalidade, levando o nome de Indaiatuba com ele ao topo de pódios de importantes campeonatos, como o Brasileiro de Motocross e de Supercross, Paulista, Sul-americano, Latino-americano e por duas vezes foi campão da Copa das Federações.

Com todo o seu prestígio de esportista vitorioso, conquistou para Indaiatuba o Ceth (Centro Educacional de Trânsito Honda), que oferece aulas teóricas e práticas de pilotagem para todo o país.

Em 2002 foi eleito deputado estadual pela primeira vez, reelegendo-se em 2006, 2010, 2014 e 2018, cumprindo atualmente seu quinto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Em seu currículo acumula experiências importantes que, cada vez mais, o credenciam para o relacionamento com o Governo do Estado. Já presidiu a comissão de esporte e turismo e foi vice-presidente da Comissão de Transportes e Comunicações. Foi membro da Comissão de Constituição, Justiça e Redação; da Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais; da Comissão de Fiscalização e Controle; da Comissão de Segurança Pública e Assuntos Penitenciários; da Comissão de Saúde; e da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais. Foi líder do democratas em 2017 e 2021, e em março de 2021 foi eleito segundo secretário da Alesp, um dos cargos da Mesa Diretora, para o período de 2021-2023.

O segundo homenageado deste ano com a Medalha João Tibiriçá Piratininga será o cônego Álvaro Augusto Ambiel, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Helvetia, bairro onde nasceu em 4 de dezembro de 1936. Filho de Constantino Ambiel e Cândida Von Zuben, iniciou os estudos na Escola São Nicolau de Flüe e no ginásio foi para o Seminário Menor de Campinas. Estudou Filosofia e Teologia e fez complementação do curso na PUC Campinas, em 1973. Cursou, ainda, Teologia Pastoral na Faculdade Santo Anselmo, em Roma.

Foi ordenado no dia 08 de julho de 1962, na Catedral de Campinas. Sua primeira nomeação foi como vigário substituto da Paróquia Santo Antônio, de Itapira em 1963, depois passou pela Paróquia Santo Cura D’Ars, em Campinas, e pela Paróquia Nossa Senhora da Candelária, em Indaiatuba.

Foi, também, professor de Antropologia Teológica nas faculdades de Filosofia e Educação da Puc-Campinas e em 1981 foi nomeado reitor do Seminário da Imaculada de Filosofia e nomeado vigário cooperador da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Campinas.

Antes de voltar para Indaiatuba, em 2015, quando foi nomeado pelo arcebispo metropolitano Dom Airton José dos Santos para o ofício de administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lurdes, em Helvetia, cônego Álvaro ainda foi vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, vigário episcopal da Região Centro, vigário episcopal da Região Episcopal Campinas e cônego do Colendo Cabido Metropolitano de Campinas. Foi pároco da Igreja Nossa Senhora da Conceição, a Catedral Metropolitana de Campinas, tento assumido, também, a direção do Museu Arquidiocesano de Arte Sacra; foi vigário geral da Arquidiocese de Campinas e nomeado por Dom Bruno Gamberini como membro do Colégio dos Consultores.

Recebeu, em 2003, o título de Cidadão Campineiro, em sessão solene da Câmara Municipal de Campinas.

FUNCIONÁRIO PADRÃO

O título de Funcionário Padrão de 2021 da Prefeitura é a monitora Fátima Maria da Silva, 53, que trabalha na Emeb/Creche “Dona Rosinha Candello”, da Secretaria Municipal da Educação. Casada e mãe de três filhos, Fátima tem 31 anos de carreira, tendo ingressado no serviço público em 1990, como servente. Três anos depois, passou a exercer atividade de pajem e desde 1998 trabalha como monitora. Seus superiores a definem como uma funcionária proativa, que desempenha suas funções de forma exemplar e que sempre está disposta a colaborar com a equipe.

O motorista Eudes Barros Silva, 56, foi o eleito da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec) para receber o título de Funcionário Padrão este ano. Ele ingressou na Fiec em 2014, após aprovação em concurso público. Casado e pai de três filhos, Silva é considerado um servidor muito dedicado e que tem um excelente relacionamento com os colegas de trabalho, tendo criado um ambiente de amizade e respeito com todos.

A Funcionária Padrão 2021 do Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) é a auxiliar de serviços gerais Regina Aparecida Diniz Martins, 50. Há 27 anos residindo em Indaiatuba, prestou concurso público na Prefeitura e no Saae e passou nos dois. Em 2014 entrou na Prefeitura, onde trabalhou por um ano até ser chamada pela autarquia, que era a sua meta. Há sete anos ela trabalha na cozinha do Saae e tem um ótimo relacionamento com todos. Concorreu ao título com outros cinco servidores e recebeu 140 votos dos 261 votos válidos.

O Serviço de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Municipais de Indaiatuba (Seprev) elegeu a técnica de serviços administrativos Camila Moraes de Almeida, 35, como Funcionária Padrão 2021. Graduada em Enfermagem, antes de ingressar na autarquia, Camila trabalhou na Prefeitura de Indaiatuba de 2013 a 2018 como auxiliar de Serviços de Saúde na Farmácia de Alto Custo. No Seprev desde 2018, ela trabalha no departamento de Assistência à Saúde, exercendo suas funções em diversos setores, como atendimento, auditoria médica, cadastro e contas médicas.

Para concorrer ao título de Funcionário Padrão é necessário ser funcionário efetivo com pelo menos três anos de exercício. Na Prefeitura Municipal o número de candidatos ao título em cada secretaria é proporcional ao número de funcionários lotados. Após uma eleição prévia por meio de votação dos funcionários de cada secretaria, os currículos dos selecionados são analisados por uma comissão julgadora, que define o vencedor. As autarquias e fundações realizam seu próprio processo interno de eleição e seleção do vencedor.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Bosque do Saber recebe a 82ª edição do Domingo Ecológico

Evento conta com várias atrações gratuitas, como teatro e atividades interativas

15 horas ago

3ª edição do Pedal de Natal está com as inscrições abertas

Evento acontece na primeira semana de dezembro e é organizado pelo Departamento Municipal de Turismo

15 horas ago

“Tons Natalinos”: Acafi realiza concertos dias 7 e 8 de dezembro

Apresentações acontecem no palco em frente à Prefeitura e no Mosteiro de Itaici, com entrada…

22 horas ago

Natação de Indaiatuba conquista o 3º lugar no Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Verão e SP Open

Dois atletas do município atingiram recorde paulista: Lucas Batista Gomes e Mercedes Carolina Toledo

1 dia ago

3ª Caminhada Antirracista marca Dia da Consciência Negra em Indaiatuba

Ação foi promovida pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial

2 dias ago