Saúde

Imunossuprimidos devem atualizar cadastro para receber a 3ª dose da vacina contra a covid-19

A Secretaria de Saúde de Indaiatua informa que as pessoas imunossuprimidas devem atualizar o cadastro na plataforma Minha Vacina para ter direito a receber a terceira dose de reforço da vacina contra a covid-19.

Conforme atualização do Documento Técnico da Campanha de Vacinação publicado pelo Governo do Estado, na última quarta-feira (22/9), pessoas com alto grau de imunossupressão comprovada podem tomar o imunizante a partir de 28 dias da segunda dose ou dose única, independentemente do imunizante aplicado, seguindo o calendário proposto para vacinação.

Para a atualização do cadastro é preciso acessar a plataforma Minha Vacina, disponível no site da Prefeitura ou pelo link https://vacinacao.indaiatuba.sp.gov.br/login, clicar em “Mudar para Imunossuprimido”; escolher o tipo de imunossupressão; clicar em “Alterar”; incluir os documentos necessários e aguardar aprovação do cadastro. A data da vacinação ainda depende da liberação de doses para o município por parte do Governo do Estado.

As pessoas que não receberam a primeira e segunda doses da vacina em Indaiatuba terão que requerer a dose extra por meio de processo direcionado à Secretaria de Saúde, via Departamento de Protocolo.

Considera-se pessoas com alto grau de imunossupressão indivíduos que possuam imunodeficiência primária grave; quimioterapia para câncer; transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids; uso de corticoides em doses maior ou igual a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais; uso de drogas modificadoras da resposta imune; auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise) e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

De acordo com o Documento Técnico do Estado, a decisão de contemplar o grupo com a terceira dose da vacina foi baseada no fato de dados de imunogenicidade de indivíduos vacinados demonstrar menores taxas de soroconversão e titulação de anticorpos neutralizantes contra a Covid-19, variando conforme os diferentes graus de imunossupressão.

Ensaios clínicos têm sido conduzidos em indivíduos imunossuprimidos e população em geral com a administração de três doses de vacina e, de maneira geral, observou-se importante ampliação da resposta imune tanto celular quanto humoral após a administração de dose adicional nesses indivíduos.

O direito à dose adicional do imunizante foi garantido, inicialmente, a idosos com pelo menos 6 meses após a última dose do esquema vacinal.

Em Indaiatuba, a aplicação da 3ª dose da vacina contra a covid-19 foi iniciada no dia 8 deste mês em idosos com 90 anos ou mais, e já foi estendida a maiores de 70 anos que tomaram a segunda dose da vacina até o dia 26 de março. Até às 10h40 de hoje, já tinham sido aplicadas 1.734 doses de reforço.

Patricia Lisboa

Recent Posts

Colônia Helvetia comemora 137 anos de fundação no dia 14 de abril

Em episódio do PodCast do Dropes, a presidente da sociedade mantenedora, Maria Paula Bannwart Amgarten,…

2 dias ago

PODCAST DO DROPES: Confira o 2º episódio da série sobre a Festa das Nações Unidas de Indaiatuba – Fenui 2025

A conversa é com Maria Paula Bannwart Amgarten, presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de…

2 dias ago

Mais Expressão e Portal Dropes confirmam parceria inédita a partir do próximo dia 11

Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…

3 dias ago

BOLETIM DO TEMPO: 4, 5 e 6 de abril de 2025

Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…

3 dias ago

Aposentados e pensionistas do INSS terão o 13º antecipado para abril e maio

O calendário de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio

3 dias ago

Indaiatuba confirma a quinta morte por dengue e se aproxima dos 5 mil casos da doença

A vítima é uma mulher, de 83 anos; ainda há 876 notificações de casos suspeitos…

3 dias ago