Haoc registra primeira doação de órgãos deste ano (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes/Direitos Reservados)
A primeira captação de órgãos de 2021, no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), foi registrada na madrugada de ontem (19/10). A paciente, uma mulher, de 56 anos, sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico e, perante os protocolos que atestam a morte cerebral, a família autorizou a doação de órgãos.
Com isso, a equipe do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade de Campinas (Unicamp) foi acionada. Fígado, rins e córneas foram os órgãos captados e destinados para pacientes que aguardam na fila de transplante.
O Haoc tem uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), responsável por detectar possíveis doadores de órgãos e tecidos, viabilizar o diagnóstico de morte encefálica, criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos no hospital a possibilidade de doação de córneas e outros tecidos, entre outras prerrogativas.
O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (rins, coração, pulmão, pâncreas, fígado, intestino) ou tecido (córneas, válvulas, ossos, músculos, tendões, pele, veias e artérias) de uma pessoa doente (receptor), por outro órgão ou tecido normal de um doador vivo ou morto.
A legislação em vigor determina que a família será a responsável pela decisão final em caso de óbito de um parente, não tendo mais valor a informação de doador ou não doador de órgãos, registrada no documento de identidade. Em vida, é possível doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula e parte dos pulmões.
Após efetivada a doação, os órgãos vão para os pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada Estado e controlada pelo Ministério Público.
2020
No ano passado, foram realizadas duas captações de órgãos, no Haoc. Uma ocorreu no dia 15 de março, quando foram doados rins, coração, fígado e córneas. A outra aconteceu no dia 1º de julho e foram doados rins e córneas.
(Fontes: Haoc, Associação Brasileira de Transplante de Órgãos e Ministério da Saúde)
Vereadores pedem mais planejamento nas intervenções da companhia
Em Indaiatuba, choveu na noite de quinta-feira, mas, não chove nesta sexta e no final…
O óbito ocorreu no dia 10 de março e a vítima foi uma mulher, de…
O prazo para envio das propostas termina no dia 30 de maio
Shows que foram cancelados em virtude da chuva do dia 10 de maio foram remarcados,…
Em Indaiatuba, para se vacinar, a pessoa deve procurar uma das 17 Unidades Básicas de…