Saúde

Hospital Augusto de Oliveira Camargo registra a primeira captação de órgãos de 2021

A primeira captação de órgãos de 2021, no Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), foi registrada na madrugada de ontem (19/10). A paciente, uma mulher, de 56 anos, sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico e, perante os protocolos que atestam a morte cerebral, a família autorizou a doação de órgãos.

Com isso, a equipe do Hospital de Clínicas (HC) da Universidade de Campinas (Unicamp) foi acionada. Fígado, rins e córneas foram os órgãos captados e destinados para pacientes que aguardam na fila de transplante.

O Haoc tem uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), responsável por detectar possíveis doadores de órgãos e tecidos, viabilizar o diagnóstico de morte encefálica, criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos no hospital a possibilidade de doação de córneas e outros tecidos, entre outras prerrogativas.

O transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (rins, coração, pulmão, pâncreas, fígado, intestino) ou tecido (córneas, válvulas, ossos, músculos, tendões, pele, veias e artérias) de uma pessoa doente (receptor), por outro órgão ou tecido normal de um doador vivo ou morto.

A legislação em vigor determina que a família será a responsável pela decisão final em caso de óbito de um parente, não tendo mais valor a informação de doador ou não doador de órgãos, registrada no documento de identidade. Em vida, é possível doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula e parte dos pulmões.

Após efetivada a doação, os órgãos vão para os pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista única, definida pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada Estado e controlada pelo Ministério Público.

2020

No ano passado, foram realizadas duas captações de órgãos, no Haoc. Uma ocorreu no dia 15 de março, quando foram doados rins, coração, fígado e córneas. A outra aconteceu no dia 1º de julho e foram doados rins e córneas.

(Fontes: Haoc, Associação Brasileira de Transplante de Órgãos e Ministério da Saúde)

Patricia Lisboa

Recent Posts

“Tons Natalinos”: Acafi realiza concertos dias 7 e 8 de dezembro

Apresentações acontecem no palco em frente à Prefeitura e no Mosteiro de Itaici, com entrada…

5 horas ago

Natação de Indaiatuba conquista o 3º lugar no Campeonato Paulista Júnior e Sênior de Verão e SP Open

Dois atletas do município atingiram recorde paulista: Lucas Batista Gomes e Mercedes Carolina Toledo

12 horas ago

Secretaria de Cultura realiza eventos neste final de semana em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Programação conta com shows, exposição e exibição de filme

12 horas ago

3ª Caminhada Antirracista marca Dia da Consciência Negra em Indaiatuba

Ação foi promovida pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial

1 dia ago

Sinfônica de Indaiatuba realiza ensaio aberto ao público neste sábado

Interessados podem conferir, no Ciaie, às 18h

2 dias ago

Assistência Social promove evento de valorização da cultura afro-brasileira no bairro Campo Bonito neste sábado

A Secretaria de Assistência Social de Indaiatuba promove, neste sábado (23/11), das 9h às 12h,…

2 dias ago