Haoc realiza a sexta captação de órgãos de 2024 em 1º de julho (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)
O Hospital Augusto de Oliveira Camargo (Haoc), de Indaiatuba, realizou, no dia 1º de julho, a sexta captação de órgãos do ano. Nesta ocasião, foram captados rins e fígado, encaminhados para hospitais de referência, onde o procedimento de transplante é realizado.
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Haoc estabelece contato com os familiares do paciente e oferece esclarecimentos sobre a oportunidade de doar órgãos e tecidos, entre outras atribuições essenciais para que a doação ocorra de forma ética e transparente.
Após a captação, os órgãos são direcionados aos pacientes que estão na lista única de espera. Essa lista é gerenciada pela Central de Transplantes da Secretaria de Saúde de cada Estado e supervisionada pelo Ministério da Saúde, garantindo que os órgãos sejam destinados aos pacientes que mais necessitam, de acordo com critérios de urgência e compatibilidade.
Os transplantes são procedimentos cirúrgicos importantes para pacientes com doenças crônicas ou em estágio avançado, oferecendo a possibilidade de uma vida mais saudável e prolongada. Durante o procedimento, um órgão ou tecido saudável de um doador (vivo ou falecido) é transplantado para uma pessoa doente, chamada de receptor.
HISTÓRICO 2024 – DOAÇÃO DE ÓRGÃOS – HAOC
04/1: fígado, rins, córneas, ossos, tendões e músculos
04/3: fígado, rins, córneas
26/4: coração; pâncreas; fígado; córneas; rins
09/5: fígado e rins
24/5: rins
01/7: fígado e rins
Vereadores pedem mais planejamento nas intervenções da companhia
Em Indaiatuba, choveu na noite de quinta-feira, mas, não chove nesta sexta e no final…
O óbito ocorreu no dia 10 de março e a vítima foi uma mulher, de…
O prazo para envio das propostas termina no dia 30 de maio
Shows que foram cancelados em virtude da chuva do dia 10 de maio foram remarcados,…
Em Indaiatuba, para se vacinar, a pessoa deve procurar uma das 17 Unidades Básicas de…