A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) começa a aplicar nesta segunda-feira (18/11) as avaliações de fluência leitora para 100 mil estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino. Além disso, prefeituras parceiras do programa Alfabetiza Juntos SP também aplicarão as provas.
Em 2024, o Governo do Estado, por meio da Seduc-SP firmou uma aliança com municípios paulistas com a meta de ter 90% de crianças leitoras até o fim da atual gestão, em 2026.
A avaliação de fluência leitora para os alunos do anos iniciais será aplicada de suas formas: por meio do aplicativo exclusivo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), utilizado para a gravação e validação da leitura das crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, e por meio da plataforma Elefante Letrado, para alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental. No caso da prova da ferramenta Elefante Letrado, 420,7 mil estudantes serão avaliados. (confira calendário completo abaixo).
Enquanto os resultados do CAEd são contabilizados como uma avaliação externa que baliza o aprendizado da rede — e conta para a meta — a avaliação na ferramenta Elefante Letrado é utilizada como componente de aferição interna pelos professores e escolas da rede.
De acordo com Márcia Bernardes, técnica da Secretaria responsável pela Cooperação Pedagógica com os Municípios, esta será a primeira vez que a Educação de SP poderá estabelecer duas comparações importantes de desempenho das crianças do 2º ano. Primeiro, com o resultado do ano passado, quando, no fim do ano letivo, 64% das crianças matriculadas, então no 2º ano, eram consideradas leitoras fluentes, e com os resultados do início deste ano letivo, quando os alunos de 2024 estavam ingressando no 2º ano.
ALFABETIZA JUNTOS SP
Por meio do programa Alfabetiza Juntos SP, as prefeituras podem aderir um ou mais pilares do programa, que são:
• 606 cidades já aderiram à formação de professores;
• 620 aderiram à avaliação de fluência leitora do CAEd;
• 505 aderiram à recepção dos materiais didáticos padronizados;
• 343 têm acesso à plataforma Elefante Letrado.
Os municípios não são obrigados a aderir a todas as etapas do programa.
O Alfabetiza Juntos SP é uma iniciativa da Seduc-SP, com apoio técnico da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado de São Paulo (Undime-SP) e em parceria com a Aliança, coalizão formada por Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum. Não há qualquer contrapartida financeira do Governo do Estado de São Paulo.
(Fonte: Agência SP)
Processo seletivo oferta mais de 15 mil vagas em cursos superiores gratuitos; prazo para se…
Com o tema é “Desperte o Papai Noel que há em você”, o percurso terá…
Mostra utiliza fotografias para incentivar o cuidado com a água
Esta segunda (18/11) e terça-feira (19/11) são de céu com pouca nebulosidade, sem previsão de…
Em Indaiatuba, efeméride vai ser lembrada com caminhada antirracista, com saída às 7h30 do Casarão…
As bandas concorrentes se apresentam no Espaço Viber; entrada é gratuita