Geral

Galpão abandonado é interditado na 1ª semana da força-tarefa para acolhimento de pessoas em situação de rua em Indaiatuba

A Prefeitura de Indaiatuba apresentou, nesta segunda-feira (13/1), o balanço da primeira semana da força-tarefa para acolhimento de pessoas em situação de rua na cidade. Um galpão abandonado foi interditado. No local, foram abordadas 16 pessoas e foram retirados mais de cinco caminhões de sujeira, incluindo materiais que eram utilizados para uso de entorpecentes. No Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) foram atendidas 124 pessoas somente na última semana.

O acolhimento de pessoas em situação de rua é realizado pelas secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Segurança e Serviços Urbanos. A intensificação da abordagem dessa população foi determinada pelo novo prefeito, Custódio Tavares Dias Neto (MDB), nos primeiros dias de governo.

A mobilização das equipes da força-tarefa, na primeira semana, se concentrou nos bairros Cecap, Santa Cruz e Jardim Califórnia e vai seguir para outras áreas da cidade, nos próximos dias, segundo a Prefeitura.

De acordo com o balanço, na semana passada, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) atendeu 124 pessoas, que receberam banho e alimentação. Destas, 27 tiveram acolhimento em abrigo institucional e casa de passagem, sete tiveram oportunidade de retornar para sua cidade natal, 47 foram direcionadas para serviços municipais como o oferecido pelo Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e outras Drogas (Caps AD) e a atualização de CadÚnico, para recebimento de auxílio social. Além disso, 14 pessoas foram incluídas no serviço de assistência social, pela primeira vez.

GALPÃO ABANDONADO

Por meio da força-tarefa, foram realizadas interdição e limpeza de um galpão abandonado, onde foram retirados mais de cinco caminhões de sujeira, incluindo materiais que eram utilizados para uso de entorpecentes. O endereço do galpão não foi informado pela Prefeitura. Foram abordadas 16 pessoas, sendo 12 homens e quatro mulheres. Não havia menores de idade, no local. Para todos, foram oferecidos atendimentos no Caps AD e no Creas.

Em outro local da cidade, a Secretaria Municipal de Segurança Pública identificou duas pessoas em situação de rua, que eram procuradas pela Justiça. Elas foram encaminhadas para a Delegacia e também foram acusadas de praticar desacato contra a própria equipe de abordagem.

A população pode informar casos de pessoas em situação de rua ao Creas, que fica na Rua José Francisco Tuon, 121 – Bairro Santa Cruz. O telefone de contato é 0800 772 772 1. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Nos fins de semana e feriados, o comunicado pode ser feito pelo telefone 153, da Guarda Civil.

dropes

Recent Posts

REFIS 2025: Inscrições do Programa de Regularização Fiscal começam hoje

Interessados podem fazer a adesão no site da Prefeitura, pelo Minha Indaiatuba ou presencialmente

16 horas ago

Secretaria de Tecnologia, Desenvolvimento e Inovação realiza o Feirão de Emprego em maio

Evento é destinado para empresas com vagas de emprego abertas e candidatos interessados

1 dia ago

Programa Família Acolhedora completa três anos em Indaiatuba

No período, 18 famílias foram capacitadas para acolhimento de crianças e adolescentes, que necessitam de…

1 dia ago

BOLETIM DO TEMPO: 14, 15, 16 e 17 de abril de 2025

Em Indaiatuba, ocorre muita nebulosidade no início da semana; as chances de chuva são pequenas;…

1 dia ago

Câmara Municipal faz balanço dos primeiros 100 dias da atual legislatura

Liberação de recursos para entidades, Refis e adoção de energia fotovoltaica estão entre destaques dos…

2 dias ago

Coluna DROPES estreia na semana do Dia do Jornalista

O novo conteúdo é publicado em parceria com o Jornal Mais Expressão

3 dias ago