Economia

Fundação Toyota do Brasil apresenta moda sustentável no primeiro desfile do projeto ReTornar

A fábrica da Toyota de Sorocaba se transformou em uma imensa passarela para o primeiro desfile oficial do ReTornar, projeto de Upcycling (termo em inglês que significa reutilização) da Fundação Toyota do Brasil, na tarde da última quinta-feira (17/11), em São Paulo.

Doze modelos voluntários da montadora mostraram beleza, estilo, diversidade e inclusão ao desfilarem com as mochilas, ecobags, bolsas de academia, necessaire, pochetes, entre muitas outras peças únicas, feitas a partir de resíduos das indústrias têxtil, automotivas e seus parceiros.

Os produtos exibidos durante o desfile foram feitos pelas mãos de 50 costureiras da Cooperativa Uni Arte Costura e da Associação Social Comunidade de Amor (ASCA).

“Nós estamos muito felizes com a realização desse desfile, pois estamos unidos em um propósito comum de desenvolvimento social, econômico, além de ser muito gratificante ver as nossas peças feitas com tanto carinho e dedicação ganhando vida e novas finalidades após serem transformadas”, disse a modelista Judite Fernanda Simionato, da Cooperativa Uni Arte.

O PROJETO RETORNAR

Além da linha de acessórios, resíduos de materiais de Airbags, tecidos automotivos, uniformes e cintos de segurança também se transformam em matéria-prima para a linha destinada aos pets, que foi toda exposta em um estande no local do evento. Todos os acessórios e as roupinhas pet podem ser comprados no e-commerce do projeto https://www.projetoretornar.com.br/.

“Com o nosso primeiro desfile, temos a ideia de valorizar ainda mais o trabalho que vem sendo feito por essas mulheres, tornando os produtos conhecidos e desejados pelo público, o que promove a geração de trabalho e renda para elas”, ressalta Luciana Kamimura, coordenadora de Governança Corporativa, Projetos e Parcerias Institucionais na FTB e responsável pelo Projeto ReTornar, da Fundação Toyota.

Conectado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12, o ReTornar incentiva o empoderamento e a melhoria de vida de mulheres de comunidades no entorno das fábricas da Toyota por meio do consumo e da produção responsáveis.

Segundo a Fundação Toyota, desde o início do projeto, em 2011, deixaram de ser descartados mais de 17 toneladas de resíduos por meio dessa ressignificação de materiais, sendo produzidos mais de 105 mil brindes e impactando pelo menos 1.500 pessoas.

“A Fundação Toyota do Brasil investe na qualificação do trabalho das costureiras, além de comprar os produtos produzidos, assistindo cerca de 50 mulheres, atualmente. Por ano, 70 novas costureiras são formadas pelo ReTornar, por meio de bolsas de estudos patrocinadas para alunas da ASCA”, acrescenta.

Fábrica da Toyota de Sorocaba se transformou em passarela, no primeiro desfile do projeto ReTornar, ontem (Foto: João Novembrini/ Egrégora Criativa)

PARCERIA COM A ONG MENOS 1LIXO

Além da apresentação da linha de acessórios do projeto ReTornar, a FTB anunciou, na tarde de quinta-feira (17/11), a parceria com a Menos1Lixo, plataforma de educação ambiental criada pela influenciadora e ativista ambiental Fe Cortez.

A partir de agora, o copinho sustentável, marca registrada da Menos1Lixo, poderá ser adquirido junto com embalagem, confeccionada com material reciclado, produzida pelo ReTornar. No lugar da caixinha de papel, o consumidor poderá optar por um dos três modelos (saquinho, necessaire redonda e estojo porta-talher) criados pelas costureiras do Projeto e que podem ser reaproveitados para outras finalidades.

“Lixo é um erro de design. Por isso, precisamos que o desenvolvimento de soluções e produtos já contemplem sua reinserção na cadeia produtiva. Para aquilo que já está aí, precisamos de muita criatividade para novos usos no pós consumo, como é o caso dessa nossa parceria do Menos1Lixo com projeto Retornar e apoio da Fundação Toyota”, diz Fe Cortez, ativista ambiental e idealizadora da Menos1Lixo.

A rede cresceu e, hoje, soma mais de 200 revendedores por todo o Brasil, cujo resultado é a redução de 2,2 bilhões de copos descartáveis, com mais de 800 empresas que já compraram os copinhos para suas equipes e clientes.

Patricia Lisboa

Recent Posts

BOLETIM DO TEMPO: 7, 8, 9 e 10 de abril de 2025

Em Indaiatuba, não chove, mas, ocorre muita nebulosidade, nesta segunda; as temperaturas ficam amenas; há…

28 minutos ago

Estudo revela que excesso de frutose aumenta o risco de diabetes tipo 2 e doenças no fígado

Pesquisa da USP e da Université Laval, no Canadá, mostra que mudanças intestinais precedem o…

4 horas ago

Colônia Helvetia comemora 137 anos de fundação no dia 14 de abril

Em episódio do PodCast do Dropes, a presidente da sociedade mantenedora, Maria Paula Bannwart Amgarten,…

2 dias ago

PODCAST DO DROPES: Confira o 2º episódio da série sobre a Festa das Nações Unidas de Indaiatuba – Fenui 2025

A conversa é com Maria Paula Bannwart Amgarten, presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de…

3 dias ago

Mais Expressão e Portal Dropes confirmam parceria inédita a partir do próximo dia 11

Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…

3 dias ago

BOLETIM DO TEMPO: 4, 5 e 6 de abril de 2025

Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…

3 dias ago