O Serviço Autônomo de Água e Esgotos (Saae) de Indaiatuba informa a população sobre a possibilidade de desabastecimento de água na cidade. “A situação crítica foi desencadeada pela falta de energia elétrica causada pelas fortes chuvas que atingiram a região na última semana”, informa a autarquia, que recomenta que os moradores economizem a água das caixas d’água residenciais.
Segundo os registros pluviométricos coletados todos os dias as 7h, na quinta-feira (5/10) a cidade foi atingida por 21,1mm de chuva, seguida por 7,7mm na sexta-feira (6/10), 42,5mm no domingo (8/10) e 53,8 mm na madrugada de segunda-feira (9/10). “Essas chuvas intensas resultaram na falta de energia em diversos pontos do Sistema de Abastecimento, interrompendo a captação de água bruta, o tratamento nas Estações de Tratamento de Água (ETA), da Vila Avaí e Pimenta, que abastecem a Zona Norte e Sul, além do bombeamento no sistema de distribuição dos reservatórios de água tratada”, explica.
“A CPFL Piratininga já foi acionada para reparar os danos, porém, ainda não há uma previsão precisa para o restabelecimento”, informa o Saae.
A Zona Norte é a área mais afetada, uma vez que, no domingo, também houve o rompimento das adutoras de água bruta do rio Capivari-Mirim, na Estrada Dr. Rafael Elias José Aun. Essas adutoras transportam água para a ETA – Vila Avaí e com o rompimento ela passou a operar muito abaixo do necessário. Logo após o conserto, ocorreu a interrupção de energia, que foi restabelecida apenas na madrugada, deixando o sistema de tratamento paralisado por muitas horas, causando baixa no volume dos reservatórios regionais. O Sistema deverá estar restabelecido por completo dentro de 2 a 3 dias.
Embora Indaiatuba contenha uma infraestrutura de água composta por 3 Estações de Tratamento, 7 mananciais e 57 reservatórios, o sistema precisa de bombeamento e também volume nos reservatórios de água tratamento para ter pressão na rede e abastecer todos os bairros. Os bairros que ficam na parte mais alta do município depende do consumo dos demais para ter pressão e serem abastecidos. Para evitar o desabastecimento o Saae orienta para que todos economizem a água armazenada em suas caixas d’água.
O Saae informa que todas as atualizações sobre manutenções programadas, situações de emergência e reparos são disponibilizadas regularmente em seu site oficial, acessíveis pelo link: https://saae.sp.gov.br/comunicado/.
Bairros que podem ser afetados pelo desabastecimento de água:
ZONA NORTE – REGIÃO BAIXA: ABASTECIMENTO PELA ETA I, POR GRAVIDADE RESERVATÓRIO 3 (R3)
Centro, Cidade Nova I (até Av. Pres. Kennedy), Jd. Adriana, Jd. Augusta, Jd. Bom Princípio, Jd. Cristina, Jd. do Vale, Jd. dos Amarais, Jd. Esplendor, Jd. Feres, Jd. Maria Luiza, Jd. Novo Horizonte, Jd. Pau Preto, Jd. Pompeia, Jd. Remulo Zoppi, Jd. Renata, Jd. Santiago, Jd. São Carlos, Jd. São Francisco, Pq. Boa Esperança, Pq. S. Tomas de Aquino, , Rec. do Vale, Res. da Lagoa, Res. Vila das Palmeiras, Vl. Almeida, Vl. Batisti, Vl. Bérgamo, Vl. Furlan, Vl. Lopes, Vl. N. S. Aparecida, Vl. N. S. Candelária, Vl. Ruz Peres, Vl. São José, Vl. Sfeir, Vl. Teller, Vl. Todos os Santos e Vl. Vitória I e II.
ZONA NORTE – REGIÃO ALTA: ABASTECIMENTO PELA ETA I.
ZONA SUL – ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA 3 (ETA3)
ESTAÇÃO DE DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA 2 (ETA 2)
REGIÃO ANTES DA AV ENG FÁBIO ROBERTO BARNABÉ (LADO DO CENTER JEANS)
REGIÃO MORADA DO SOL (CRISTO) ABASTECIDO PELO R4 DA ETA 2
Evento conta com várias atrações gratuitas, como teatro e atividades interativas
Evento acontece na primeira semana de dezembro e é organizado pelo Departamento Municipal de Turismo
Apresentações acontecem no palco em frente à Prefeitura e no Mosteiro de Itaici, com entrada…
Dois atletas do município atingiram recorde paulista: Lucas Batista Gomes e Mercedes Carolina Toledo
Programação conta com shows, exposição e exibição de filme
Ação foi promovida pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial