Flores de outono-inverno têm cores vivas e exuberantes com tons desbotados (Foto: Arquivo/PMC)
No outono-inverno também é possível enriquecer o seu jardim e embelezar ambientes internos com flores exuberantes que trazem a personalidade da estação. O Mercado de Flores, Plantas Ornamentais e Acessórios da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa Campinas) fica movimentado neste período por conta das flores que mais se adaptam à época como o copo de Leite, a hortência, a lavanda, a gérbera, a flor-de-maio e variadas espécies de suculentas e cactos.
Os gêneros botânicos de suculentas como Aeonium, Sempervivum e Falcárias são muito comuns nesta época com cores intensas, vibrantes e flores que alegram, como o Aeonium arboreum, o Sempervivum tectorum e a Falcaria tigrina, assim como as flores dos cactos do gênero Mammilaria. Segundo a permissionária Yara Borges, as flores desta estação são marcadas pela riqueza de cores, texturas e aromas e elas costumam ficar viçosas por mais tempo.
“Lembrando que, apesar delas serem adeptas aos dias mais frios e secos, é importante manter alguns cuidados como a rega abundante, porém mais espaçadas, de acordo com a umidade do ar”, afirma Yara.
Conforme a permissionária do Box Myroia Plantas, as suculentas do outono inverno são bastante usadas para ornamentação, plantio e composição de jardim.
Yara destaca ainda que este é um período excelente e ideal para fazer a reprodução das mudas, a reposição e manutenção de canteiros e arranjos porque requer menos cuidados e elas se adaptam e se desenvolvem melhor.
O clima do outono-inverno tem sua parte no ciclo da vida e sua beleza característica na natureza. Segundo o permissionário do Box Rosa de Saron, Thainan Suate, as flores que desabrocham nesta época são resistentes, mantêm consistência em suas cores e variam entre tons amarelos, laranjas e vermelhos. “As gérberas, por exemplo, têm um visual campestre e costumam durar de duas a cinco semanas plantadas, diz Suate. E a dica dele para essa planta é usá-la em arranjos coloridos ou de uma única cor, que pode ser amarela, laranja, branca, rosa ou vermelha.
Para ter um jardim sempre vivo e bonito neste período, é importante conhecer algumas singularidades do clima, quando o sol aquece de maneira gradual, os ventos são mais constantes e as temperaturas variam ao longo do dia, indica o permissionário.
Em episódio do PodCast do Dropes, a presidente da sociedade mantenedora, Maria Paula Bannwart Amgarten,…
A conversa é com Maria Paula Bannwart Amgarten, presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de…
Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…
Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…
O calendário de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio
A vítima é uma mulher, de 83 anos; ainda há 876 notificações de casos suspeitos…