Feijão Letrado doa 696 livros e leva diversão e arte a estudantes de Indaiatuba (Foto: Divulgação)
O acesso à leitura é um dos pilares para o desenvolvimento intelectual das crianças e o projeto Feijão Letrado tem desempenhado um papel essencial nesse processo. Nesta terça (7/5) e quarta-feira (7/5), a iniciativa levou cultura, educação e 696 livros de graça para estudantes da rede municipal de Indaiatuba, garantindo que o universo da leitura esteja ao alcance de todos.
O Feijão Letrado foi idealizado pelos produtores culturais Reginaldo Menegazzo e Genivaldo Amorim, que atuam na região de Campinas. A iniciativa surgiu para amenizar o impacto do isolamento social na formação educacional das crianças, buscando criar ambientes que estimulem e direcionem a atenção dos pequenos para o mundo dos livros.
“O projeto Feijão Letrado é um incentivo à leitura que começou no período da pandemia. Nós entregávamos livros em cestas básicas que iam para famílias com crianças que não podiam ir à escola naquele momento. Pensamos em ampliar esse acesso à leitura e criamos o projeto que pudesse levar uma quantidade maior de livros a entidades e escolas. A entidade ou escola recebe a estante pintada pelo artista Filiage, 232 livros, uma ‘contação’ de história e uma oficina de brinquedos. Hoje o projeto já está na sua quarta edição e fecharemos agora com mais de 25 mil livros disponibilizados”, conta Reginaldo Menegazzo, idealizador do projeto
O Feijão Letrado se consolidou como um dos maiores distribuidores de livros para escolas públicas, impactando diretamente a forma como milhares de crianças entram em contato com a leitura. Em sua quarta edição, o projeto fará 40 entregas em todo o estado de São Paulo, distribuindo mais de 9 mil livros apenas nesta etapa e fortalecendo o acesso ao conhecimento. Desde sua criação, já beneficiou 100 instituições e escolas.
Em Indaiatuba, o projeto é patrocinado pela Supermercados Pague Menos e realizado via PROAC ICMS, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas. Nesta semana, ele beneficiou a EMEB Creche “Dalva Coltro Denny”, no Jardim Brasil, a EMEB “Renata Guimarães Anadão”, no Jardim Morumbi, e a EMEB e Creche “Vera Lúcia Tachinardi Mizurini”, na Rodovia Cônego Cyriaco Scaranelo Pires, que receberam 232 exemplares cada uma. Os livros ficam disponíveis nas instituições para que os alunos possam explorá-los e ampliar seus horizontes.
INTERESSE PELA LEITURA
Além da doação de livros, o Feijão Letrado proporciona experiências enriquecedoras por meio de oficinas de brinquedos recicláveis e ‘contação’ de histórias. Essas atividades são fundamentais para estimular a criatividade e o interesse pela literatura desde a infância, incentivando a formação de leitores assíduos e curiosos.
Para tornar o acesso aos livros ainda mais atrativo, o projeto conta com a estante/arte desenvolvida pelo artista plástico Filiage, que transforma a experiência de leitura em algo inovador e cativante.
O concerto à luz de velas com ClassRock, de Indaiatuba, está na programação
Os entrevistados são o maestro Felipe Oliveira e as maestras Sônia Di Moraes e Natália…
A visitação é gratuita e pode ser feita de terça a domingo
Evento acontece nesta sexta e integra a programação do 33º Maio Musical
Ações podem sofrer alterações de data sem aviso prévio
Entidades montarão barracas de alimentação e artesanatos nos eventos para arrecadar recursos para projetos sociais