Economia

Fazenda notifica 63 mil devedores do IPVA 2017 a 2021

A Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) notificou proprietários de 63.192 veículos que apresentam débitos do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), referente aos anos de 2017 a 2021. A notificação contempla todos os finais de placa e foi publicada nas edições do Diário Oficial do Estado de São Paulo do último sábado (20/8) e de terça-feira (23/8).

As notificações foram feitas em dois lotes, sendo a primeira referente aos anos de 2017 e 2020, que reúne 1.863 veículos que totalizam R$ 3.231.913,20, e a segunda de 2021, com 61.329 veículos, totalizando R$ 108.065.830,94.

A Sefaz-SP enviará ao domicílio tributário de cada proprietário um comunicado de lançamento de débitos de IPVA dos anos de 2017 a 2020. O aviso traz a identificação do veículo, os valores do imposto, além de orientações para pagamento ou apresentação de defesa. A consulta também poderá ser feita por CPF/CNPJ ou placa neste link. Para os débitos de 2021, a notificação é feita somente via DOE e a consulta poderá ser feita neste link.

O contribuinte ou responsável identificado no comunicado de lançamento de débito tem 30 dias a partir da data da notificação para efetuar o pagamento da dívida ou efetuar sua defesa de contestação, por escrito, ao Posto Fiscal mais próximo do endereço do proprietário do veículo. Se possuir certificado digital, a contestação pode ser feita comodamente pelo SIPET.

O pagamento pode ser feito pela internet ou nas agências da rede bancária credenciada, utilizando o serviço de autoatendimento ou nos caixas, bastando informar o número do Renavam do veículo e o ano do débito do IPVA a ser quitado.

O proprietário que não quitar o débito ou apresentar defesa no prazo terá seu nome inscrito na dívida ativa do Estado de São Paulo, transferindo a administração do débito para a Procuradoria Geral do Estado que poderá iniciar o procedimento de execução judicial.

O contribuinte deve regularizar a pendência com o Fisco para evitar a inclusão de seu nome no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais (CADIN Estadual), o que ocorrerá depois de 90 dias da data de emissão do comunicado de lançamento de débitos de IPVA.

Para mais informações, os proprietários dos veículos podem entrar em contato com a Secretaria da Fazenda pelo canal Fale Conosco, no portal da Sefaz-SP ou nos telefones do Call-Center 0800 0170 110 (chamadas de telefone fixo) e (11) 2450-6810 (exclusivo para chamadas de celular).

Patricia Lisboa

Recent Posts

Dia 7 de Abril: Dia do Jornalista

Parabéns a todos os profissionais da Comunicação!!!

7 horas ago

Fiec lança programa de Tecnologia com workshop gratuito de Inteligência Artificial

A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), em parceria com a Secretaria de Tecnologia,…

7 horas ago

BOLETIM DO TEMPO: 7, 8, 9 e 10 de abril de 2025

Em Indaiatuba, não chove, mas, ocorre muita nebulosidade, nesta segunda; as temperaturas ficam amenas; há…

9 horas ago

Estudo revela que excesso de frutose aumenta o risco de diabetes tipo 2 e doenças no fígado

Pesquisa da USP e da Université Laval, no Canadá, mostra que mudanças intestinais precedem o…

12 horas ago

Colônia Helvetia comemora 137 anos de fundação no dia 14 de abril

Em episódio do PodCast do Dropes, a presidente da sociedade mantenedora, Maria Paula Bannwart Amgarten,…

2 dias ago

PODCAST DO DROPES: Confira o 2º episódio da série sobre a Festa das Nações Unidas de Indaiatuba – Fenui 2025

A conversa é com Maria Paula Bannwart Amgarten, presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de…

3 dias ago