Destaque

Estado oficializa credenciamento de Indaiatuba para realização de quimioterapia e cirurgias oncológicas na rede municipal de Saúde

Indaiatuba está oficialmente credenciada pelo Governo do Estado para realizar quimioterapia e cirurgias oncológicas, na rede municipal de Saúde. A informação foi divulgada pela Prefeitura, nesta quarta-feira (22/9).

Os pacientes da cidade que já iniciaram o tratamento em uma outra unidade, permanecem desta forma, e os novos pacientes, iniciam o tratamento em Indaiatuba. Em média, serão oferecidas 650 cirurgias oncológicas e 5.300 sessões de quimioterapia por ano.

Com o custeio estadual, Indaiatuba fará parte da Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia). A conquista foi intermediada pelo deputado estadual Rogério Nogueira (DEM).

“O próximo passo é aguardar o encaminhamento do Governo do Estado para começarmos efetivamente os tratamentos oncológicos aqui na cidade”, informou o prefeito Nilson Gaspar (MDB), em nota.

A secretária municipal de Saúde, Graziela Garcia, acrescentou que todos os trâmites administrativos estão sendo seguidos para que os pacientes possam fazer suas sessões de quimioterapia na cidade o mais rápido possível.

“Agora é trabalhar para dar um pouco mais de conforto a esses pacientes, que não precisarão mais sair da cidade para dar andamento ao tratamento”, completou a secretária.

Em agosto deste ano, Indaiatuba comemorou o primeiro aniversário do Centro Integrado de Oncologia “Luci Clea Silva”, localizado no antigo Mini Hospital da rua Zephiro Puccinelli, no Jardim Morada do Sol. O Centro foi criado para unificar e ampliar os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde aos pacientes oncológicos do município.

O aval para Indaiatuba estar credenciada à Unacon e iniciar os procedimentos de quimioterapia e cirurgias oncológicas veio após avaliação técnica do Governo do Estado de São Paulo.

O município precisou comprovar que seu serviço de saúde é completo, eficaz, integrado, tecnológico com uma equipe médica especializada. Foi exigido, também, que a cidade tenha um centro de oncologia e um hospital de referência com ampla estrutura e com equipe multidisciplinar que atenda média e alta complexidade.

Os pacientes oncológicos da cidade serão inseridos no Sistema de Regulação Cross e regulados pela Rede Hebe Camargo com referência regional. Os pacientes de Indaiatuba serão regulados por esse sistema para que façam o tratamento na cidade, de acordo com o diagnóstico e evolução de cada caso.

Patricia Lisboa

View Comments

Recent Posts

Agrishow: SP libera R$ 100 milhões para seguro rural, maior valor da história

Por meio do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), governo disponibiliza R$ 100 milhões…

14 horas ago

Inscrições para o Encceja podem ser realizadas até o dia 10 de maio

Para participar do exame é necessário ter no mínimo 15 anos para o Ensino Fundamental…

15 horas ago

BOLETIM DO TEMPO: 28, 29 e 30 de abril

Em Indaiatuba, o tempo segue estável, com céu claro e sem chuva, deste domingo a…

15 horas ago

Cata-Bagulho 2024: Itaici e Vale das Laranjeiras estão na programação do serviço nesta semana

A operação retira madeiras, restos de podas de árvores das calçadas, objetos e móveis velhos

15 horas ago

Comtur de Indaiatuba marca presença na 2ª Festa da Uva e do Vinho de Videiras

Conselheiros apoiam evento que se consolida como atração do turismo rural em Indaiatuba

1 dia ago

Residencial Dona Lucilla é contemplado com plantio do projeto Bairro Verde

Loteamento recebe 120 mudas de árvores plantadas nas calçadas e em área comum

3 dias ago