Vigilância Sanitária autua estabelecimento pela venda de bebida clandestina e suspeita de falsificação (Foto: Divulgação/RIC/PMI)
Da Redação
Um estabelecimento comercial do Jardim Califórnia, em Indaiatuba, foi autuado pelo Departamento de Vigilância Sanitária por venda de bebida clandestina e suspeita de falsificação. A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Civil, na última quarta-feira (14/9). O nome do estabelecimento não foi informado.
Ao todo, foram apreendidos 53 galões de 5 litros cada de bebidas clandestinas, que poderiam causar risco à saúde pública. As bebidas com suspeita de falsificação foram recolhidas pela Polícia Civil, para investigação.
O estabelecimento foi autuado pela Vigilância Sanitária. O proprietário tem o prazo de 10 dias para realizar a defesa. A multa pode chegar a R$ 6 mil.
Segundo o Departamento de Vigilância Sanitária, “a bebida adulterada é produzida sem o mínimo controle, utilizando ingredientes inadequados e proibidos para consumo humano. O resultado é uma bebida de baixíssima qualidade, sem qualquer padrão, mal acondicionada e sem rastreabilidade, vendida a preços baixos que atraem o consumidor. Pesam ainda contra esse tipo de bebida questões relacionadas à produção. Os poucos estudos disponíveis sobre o assunto indicam a presença de componentes nocivos à saúde em muitas delas. Uma dessas substâncias tóxicas é o metanol, tipo de álcool improprio para o consumo humano, que aumenta a mortalidade e morbidade do álcool ilegal”, explica.
“Essas substâncias tóxicas são responsáveis por dores de cabeça e crises renais em curto prazo e, se ingeridas em grandes quantidades, podem causar cegueira e, em casos extremos, até a morte. O alto teor alcoólico dessas bebidas afeta principalmente o fígado, podendo sobrecarregá-lo. Se o consumo for contínuo, pode levar rapidamente à cirrose. Soma-se ainda o risco de contaminações pela falta de higiene no manejo destes produtos”, continua.
A Vigilância Sanitária de Indaiatuba conta com a colaboração da população para que as pessoas realizem denúncias de estabelecimentos que possam estar oferecendo risco à saúde da comunidade.
O contato pode ser feiton pelo WhatsApp da Prefeitura de Indaiatuba: (19) 99773-4701.
Vereadores pedem mais planejamento nas intervenções da companhia
Em Indaiatuba, choveu na noite de quinta-feira, mas, não chove nesta sexta e no final…
O óbito ocorreu no dia 10 de março e a vítima foi uma mulher, de…
O prazo para envio das propostas termina no dia 30 de maio
Shows que foram cancelados em virtude da chuva do dia 10 de maio foram remarcados,…
Em Indaiatuba, para se vacinar, a pessoa deve procurar uma das 17 Unidades Básicas de…