Uma construção poética do movimento, onde percebemos o eco do passado em nossos corpos no presente, o espetáculo Ecos do Rio é uma fusão de dança contemporânea, neoclássica e urbana, aliada à dramaturgia e música, buscando retratar os profundos sentimentos das pessoas envolvidas na histórica Expedição Langsdorff (1826-1829), uma das mais relevantes expedições científicas ocorridas no Brasil, que partiu da região do Parque das Monções, em Porto Feliz.
A apresentação acontece, nesta sexta-feira (30/6), às 20h, na Sala Acrísio de Camargo, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei). A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, que será aberta uma hora antes do início do espetáculo.
Ecos do Rio nos convida a embarcar em uma jornada poética, onde cientistas, artistas, mulheres e canoeiros se aventuram em nome da ciência, percorrendo paisagens exuberantes e implacáveis, mergulhando na essência da natureza humana.
Ousadia, curiosidade, necessidade. Coragem e medo. Solidão e saudade. Grandiosidade e tragédia. Lucidez e delírio. Quase duzentos anos após a Expedição Langsdorff, contempla-se a paisagem do porto, que permanece imponente, enquanto imaginamos as vozes e os silêncios que já se foram.
O espetáculo tem direção artística de Alessandra Avancini Moreau e coreografias de Natália Tiso, Carol Pagano, Sabrina Olímpio e Wesley Pereira. O elenco conta com Alex Gonçalves, Bruna Rosa, Cleyton Fonseca, Francisco Amantéa, Maria Angelica Ortiz, Mariana Ambrosio, Nicolle Buzatto, Pedro Fernandes, Sofia Serrano e Vinicius Felix.
Pesquisa e roteiro são de Natália Tiso e Alessandra Moreau, a cenografia e Iluminação são de Dickson Resstel, os figurinos de Lu Castro e a trilha sonora de Caio Donda. A realização é do Programa de Ação Cultural (ProAC Editais) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado de São Paulo, com apoio da Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
EXPEDIÇÃO LANGSDORFF
A Expedição Langsdorff foi uma expedição russa organizada e chefiada pelo barão Georg Heinrich von Langsdorff, médico alemão naturalizado russo, que percorreu, entre os anos de 1824 a 1829, mais de 17 mil quilômetros pelo interior do Brasil, fazendo registros dos aspectos mais variados de sua natureza e sociedade, constituindo o mais completo inventário do Brasil. Segundo registros históricos, a expedição partiu com 39 pessoas e terminou com apenas 12.
A viagem foi organizada em Porto Feliz e fazia parte do esforço do governo do Czar Alexandre I para reavivar as relações comerciais entre o Brasil e a Rússia que haviam sido muito prejudicadas pelo embargo imposto por D. João VI. Contando com o apoio do jovem Imperador D. Pedro I e de José Bonifácio que forneceram, em nome do Império, créditos vultosos e vantagens alfandegárias, a expedição visava “descobertas científicas, investigações geográficas, estatísticas e o estudo de produtos desconhecidos no comércio”. (Fonte: Wikipedia)
SERVIÇO
Espetáculo “Ecos do Rio”
Data: 30 de junho
Horário: 20 horas
Local: Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei
Endereço: Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3.665, Jardim Regina
Duração: 60 minutos
Classificação: livre
Em encontros realizados em cafés e restaurantes, o morador de Indaiatuba democratiza as informações contidas…
Evento é gratuito e tem como atrações a Feira de Artes e Artesanato e o…
Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas convida o cantor e compositor Xande de Pilares para apresentação…
Neste mês, a entidade sem fins lucrativos promove a Feira do Bem, no Espaço Viber,…
Evento conta com várias atrações gratuitas, como teatro e atividades interativas
Evento acontece na primeira semana de dezembro e é organizado pelo Departamento Municipal de Turismo