Economia

Escolas não podem obrigar a compra do material em lugar específico, alerta Procon

O Procon Indaiatuba alerta os consumidores para itens que não podem ser pedidos pelas instituições de ensino na lista de material escolar para o ano letivo e faz orientações para a hora da compra. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, as escolas não podem obrigar a compra do material em lugar específico ou em sua sede, nem impor marcas específicas de produto. A Lei 12.886/2013 determina que é proibida a inclusão na lista escolar de materiais de uso coletivo.

O diretor do Procon Indaiatuba ressalta que materiais como produtos de limpeza e materiais de uso dos profissionais fazem parte dos pedidos proibidos. “Nas listas escolares só devem constar artigos de uso pedagógico e individual do aluno e não podem exigir que o material seja comprado em determinado estabelecimento comercial, nem podem exigir marca específica. Produtos de higiene, limpeza ou taxas para suprir despesas com água, luz ou telefone é proibido”.

As orientações para os consumidores economizarem e não terem problemas com as compras são: antes de sair às compras, verifique quais os itens que restaram do período letivo anterior e avalie a possibilidade de reaproveitá-los; pesquisar os preços nos estabelecimentos da cidade ou internet antes de adquirir o material escolar, pois os preços podem variar muito de um local para outro; sempre que possível reunir grupos de consumidores para fazer compras em grandes quantidades e assim conseguir um melhor preço.

Gilio ainda destaca que é necessário ter atenção às embalagens e com compras de combo. “Fique de olho nas embalagens de materiais como colas, tintas, pincéis atômicos, fitas adesivas, entre outros, que devem conter informações claras, precisas e em língua portuguesa a respeito do fabricante, importador, composição, condições de armazenagem, prazo de validade e se apresentam algum risco ao consumidor. O consumidor precisa estar atento aos preços – que devem ser informados de forma clara e precisa pelo

Para dúvidas ou mais informações o telefone do Procon Indaiatuba é (19) 3816 9254. O consumidor também pode entrar em contato pelo e-mail juridico.procon@indaiatuba.sp.gov.br ou presencialmente, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira no Ponto Cidadão, rua Vinte e Quatro de Maio, 1670.

dropes

Recent Posts

Carnês do IPTU começam a ser enviados para os contribuintes de Indaiatuba dia 27 de janeiro

Cota única com desconto de 3% tem vencimento em 15/3; opção parcelada tem vencimento entre…

6 minutos ago

Reportagem do DROPES acompanha o ensaio geral para o show “Raiz e Sertão”

Apresentação acontece, hoje, às 20h, na Festa da Igreja Candelária, com entrada gratuita

22 horas ago

Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba promove oficinas abertas

Inscrições são gratuitas e aulas acontecem entre 27 e 31 de janeiro

1 dia ago

Definidas as datas dos mutirões de reconhecimento de paternidade em 2025

Primeiro atendimento do ano será no dia 14 de fevereiro na sede do Imesc, em…

2 dias ago

Liberado o resultado do Provão Paulista; psicologia é o curso mais concorrido na USP

SP garante mais de 15 mil vagas diretas ao ensino superior para alunos da rede…

2 dias ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Indaiatuba divulga 712 vagas de emprego

Há oportunidade para ajudante de obras, auxiliar de linha de produção, auxiliar de limpeza, cozinheiro,…

2 dias ago