800 alunos de escolas municipais de Indaiatuba farão oficinas com a Orquestra de Sucata (Foto: Eliandro Figueira/RIC/PMI)
Oito escolas da rede municipal de educação de Indaiatuba participam do Projeto Música e Reciclagem com a Orquestra de Sucata, incentivado pela Toyota do Brasil e aprovado pelo Ministério da Cultura.
Ao longo do ano, a Orquestra realizará oficinas musicais, que serão ministradas com instrumentos feitos de sucata e materiais recicláveis. O objetivo é conscientizar os estudantes sobre a importância da responsabilidade ambiental e da sustentabilidade.
Em Indaiatuba, o projeto irá beneficiar diretamente 800 alunos com oficinas e mais de 10 mil crianças e jovens com espetáculos musicais durante os meses de abril, maio, junho e julho.
Os espetáculos culturais direcionados ao município acontecerão na quadra das unidades escolares e serão apreciados pela comunidade escolar.
As escolas municipais de educação básica (Emebs) participantes são: “Maria Benedicta Guimarães”, “Maria Albertina Bannwart Berdú”, “Prof. Luiz Carlos Batista de Moura”, “Leonel José Vitorino Ribeiro”, “Wellington Lombardi Soares”, “Maria José Ambiel Marachini”, “Laura Fahl Corrêa” e “Profª Sylvia Teixeira de Camargo Sannazzaro”.
A ORQUESTRA
A Orquestra de Sucata é uma iniciativa que, desde 2015, une música e reciclagem, envolvendo crianças e jovens em uma atmosfera cultural em que busca refletir sobre as temáticas da reciclagem e da sustentabilidade. Com seus instrumentos alternativos, a Orquestra desenvolve músicas autorais cantadas e instrumentais, trazendo em suas melodias a importância da preservação do meio ambiente e do consumo consciente.
Os municípios de Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), Porto Feliz (SP) Sorocaba (SP) e, Guaíba (RS), serão contemplados pelo Projeto Música e Reciclagem da Orquestra de Sucata, sendo patrocinado pela Toyota do Brasil e apresentado pelo Ministério da Cultura.
As oficinas têm como propósito destacar, por meio da música, a importância do cuidado com o meio ambiente, pois focam na reutilização de materiais que podem facilmente ser encontrados no dia a dia, para a construção de instrumentos musicais alternativos. A iniciativa, que passará por diversos municípios, beneficiará ao total mais de cinco mil crianças e jovens que poderão ter a oportunidade de fazer oficinas de percussão, criando instrumentos feitos com sucata e materiais recicláveis.
ESPETÁCULOS
A Orquestra de Sucata irá realizar ao total 120 espetáculos didáticos e interativos patrocinados pela Toyota, por meio da Lei de Incentivo à Cultura nos meses de maio, junho, julho e agosto de 2023.
Por meio de lei de incentivo à cultura, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.
Ao promover as temáticas da reciclagem e da sustentabilidade, a Orquestra irá levar música, cultura e educação para mais de 60 mil alunos dos municípios de Indaiatuba/SP, São Bernardo do Campo, Porto Feliz/SP, Sorocaba/SP e Guaíba/RS. Ao total serão mais de 60 escolas e instituições beneficiadas com as apresentações didáticas e interativas realizadas pela Orquestra.
Os espetáculos têm o propósito de destacar, através da música, a importância do cuidado com o meio ambiente, e oferece uma estrutura completa com sonorização, iluminação, fotografia e filmagem, além de fomentar a inclusão social por meio da acessibilidade com uma intérprete de Libras em todas as apresentações.
Em episódio do PodCast do Dropes, a presidente da sociedade mantenedora, Maria Paula Bannwart Amgarten,…
A conversa é com Maria Paula Bannwart Amgarten, presidente da Sociedade Escolar São Nicolau de…
Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…
Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…
O calendário de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio
A vítima é uma mulher, de 83 anos; ainda há 876 notificações de casos suspeitos…