A Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (EMOSI) realiza, este mês, mais uma edição da EMOSI de Portas Abertas. Serão quatro dias de oficinas presenciais, que incluirão aulas teóricas e práticas de musicalização, iniciação musical, violino, viola clássica, violoncelo, contrabaixo acústico e sopros (flauta transversal, clarinete e saxofone). A inscrição é gratuita e não é necessária qualquer experiência prévia. Para participar basta estar dentro da faixa etária indicada.
O curso de Iniciação Musical ao Violino será exclusivo para crianças com oito ano de idade. Já as aulas de Violino, Viola Clássica, Violoncelo, Flauta Transversal, Clarinete e Saxofone serão voltadas para jovens de 9 a 18 anos e Contrabaixo Acústico para quem tem entre 12 e 21 anos de idade.
Os participantes terão a oportunidade de explorar aspectos como anatomia dos instrumentos, técnicas iniciais de execução e princípios básicos de notação musical. Divididas por faixa etária e instrumento todas as oficinas serão guiadas por professores que já atuam no ensino da EMOSI.
Com duração média de duas horas, as aulas acontecerão entre 27 e 31 de janeiro, sempre a partir das 16h, em dois polos culturais: Centro Cultural Wanderley Peres, que fica na rua Padre Bento Pacheco, 802 (Centro), e Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano), localizado na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5924 – Jardim Morada do Sol.
A direção artística é do maestro Paulo de Paula e a coordenação pedagógica é de Israel Antunes. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente até o dia 26 de janeiro, no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeza6hRuZKzEhW3tkso7eQDacINY4pekXtFtoi0flMq0aYS8A/viewform.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail secretaria.osindaiatuba@gmail.com ou pelo WhatsApp (19) 97151 1150.
PROGRAMAÇÃO
27/01 l 16h
Instrumento
Violino (9 a 18 anos) – Professora Jéssica Benedecte
Contrabaixo Acústico (12 a 21 anos) – Professor Valgerio Gianotto
Flauta Transversal, Clarinete e Saxofone (9 a 18 anos) – Professor Bruno Cabral
Local: Centro Cultural Wanderley Peres
Instrumento
Iniciação Musical (8 anos) – Professora Joseane Porfirio
Local: Centro Cultural Piano
29/01 | 16h
Instrumento
Violino (9 a 18 anos) – Professor Alfredo Rezende e David França
Viola de Arco (9 a 18 anos) – Professora Iriz Felippe
Violoncelo (9 a 18 anos) – Professor Sérgio Ribeiro
Local: Centro Cultural Wanderley Peres
30/01 | 16h
Instrumento
Violino (9 a 18 anos) – Professora Joseane Porfirio
Local: Centro Cultural Piano
31/01 | 16h
Instrumento
Violino (9 a 18 anos) – Professora Jéssica Benedecte e Alfredo Rezende
Local: Centro Cultural Wanderley Peres
O PROJETO
Com o propósito de democratizar o acesso à música e incentivar o interesse por instrumentos musicais em crianças, jovens e adultos, por meio de oficinas interativas e educativas, nasceu o projeto EMOSI de Portas Abertas.
O evento reafirma o compromisso da Orquestra com a educação musical e com a formação de novos talentos, abrindo espaço para que todos possam vivenciar uma experiência musical enriquecedora, já que, por meio de oficinas direcionadas, os participantes se familiarizam com a estrutura dos instrumentos, experimentam técnicas básicas de execução e entendem os primeiros conceitos de notação musical.
“A ideia com este evento é oferecer ao público a oportunidade de explorar o universo da música, compreendendo os conceitos fundamentais e a história por trás de diversos instrumentos”, destaca o maestro Paulo de Paula.
EMOSI OFERECE 80 VAGAS
Em paralelo ao evento Portas Abertas, a Escola de Música da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (EMOSI) abre inscrições para os cursos de Iniciação Musical, Violino, Violoncelo, Viola Clássica, Contrabaixo Acústico, Flauta Transversal, Clarinete e Saxofone. Ao todo, estão sendo oferecidas 80 vagas gratuitas para crianças e jovens com idades entre 8 e 21 anos. O objetivo desta iniciativa, promovida pela Associação Mantenedora da Orquestra Sinfônica de Indaiatuba (AMOJI), com o apoio da Prefeitura de Indaiatuba e da Secretaria Municipal de Cultura, é proporcionar ensino musical de qualidade e democratizar o acesso à música na região, especialmente entre os jovens.
As vagas são destinadas exclusivamente para moradores de Indaiatuba e estão organizadas de acordo com faixa etária e instrumento desejado. Por exemplo, o curso de iniciação musical é para crianças de 8 anos, já os cursos de violino, violoncelo, viola clássica, flauta transversal, clarinete e saxofone são voltados para jovens entre 9 e 18 anos, enquanto o curso de contrabaixo acústico é aberto para participantes de 12 a 21 anos. Os interessados devem se inscrever até 10 de fevereiro preenchendo o formulário disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc3xMHSmqvdQwr4ysjgSKmqNcCuFOI3vGJbi1Pk5IJaZJK_yA/viewform. A seleção para preenchimento das vagas será realizada por ordem de inscrição, faixa etária e endereço residencial.
Com o objetivo de oferecer uma experiência mais imersiva, que permita aos alunos um contato direto com os instrumentos e que desenvolvam suas habilidades com o acompanhamento de professores experientes, as aulas serão realizadas exclusivamente no formato presencial em quatro diferentes polos: Centro Cultural Wanderley Peres, Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano), Estação Cultural Itaici e Espaço Videiras. Vale lembrar que a EMOSI oferece toda a estrutura necessária para as aulas, tornando o curso acessível para aqueles que desejam ingressar no estudo musical, mas não têm os recursos para adquirir um instrumento próprio. Mais informações pelo WhatsApp (19) 97151 1150 ou e-mail no emosindaiatuba@gmail.com.
SERVIÇO
EMOSI de Portas Abertas
Data: 27, 29, 30 e 31/01 l Horário: 16h
Inscrição: até 26/1 online: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeza6hRuZKzEhW3tkso7eQDacINY4pekXtFtoi0flMq0aYS8A/viewform
Endereços
Centro Cultural Wanderley Peres – Rua Padre Bento Pacheco, 802, Centro
Centro Cultural Hermenegildo Pinto (Piano) – Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 5924, Jardim Morada do Sol
CURSOS – abertura de vagas
Apresentação acontece, hoje, às 20h, na Festa da Igreja Candelária, com entrada gratuita
Primeiro atendimento do ano será no dia 14 de fevereiro na sede do Imesc, em…
SP garante mais de 15 mil vagas diretas ao ensino superior para alunos da rede…
Há oportunidade para ajudante de obras, auxiliar de linha de produção, auxiliar de limpeza, cozinheiro,…
O projeto oferece aulas de bandolim, cavaquinho, clarineta, flauta transversal, percussão, saxofone e violão de…
Nos primeiros 15 dias deste ano, mais de 2,3 milhões de pessoas já regularizam o…