Padre Paulo Crozera, paróco da Paróquia Nossa Senhora da Candelária de Indaiatuba (Foto: Patrícia Lisboa/Dropes)
Por Patrícia Lisboa
Em mensagem de Ano Novo intitulada “Ano Novo, com Renovadas Esperanças”, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Candelária, em Indaiatuba, padre Paulo Crozera, destaca a importância das relações fraternas, justas e solidárias.
“É preciso deixar de ver o outro, que é e pensa diferente, como se fosse um inimigo a ser derrotado, destruído e até eliminado. Não dá mais para aguentar essa situação”, afirma o padre.
Segundo ele, em 2024, a Campanha da Fraternidade da Igreja Católica convidará a todos “a refletir sobre a indispensável relação entre fraternidade e amizade social, com o lema Vós sois todos irmãos e irmãs”.
Confira, a seguir, a íntegra da mensagem de Ano Novo escrita por Padre Paulo Crozera e enviada ao Dropes:
“ANO NOVO, COM RENOVADAS ESPERANÇAS…
Certamente, todos nós olhamos com esperança renovada para o ano que se inicia. Sempre nascem novos propósitos e nos impomos alguns ideais, mas tudo depende das disposições com as quais abraçamos os desafios que surgirão, as decisões a serem tomadas, os compromissos que assumiremos, o empenho que colocaremos em cada coisa que faremos.
No entanto, nossa vida continuará no mesmo estágio se não estivermos abertos às novidades de Deus, às suas surpresas. É Ele que, mediante o seu Espírito, faz novas todas as coisas. É preciso deixar que Deus faça maravilhas em nós e por meio de nós, assim como fez em Maria e por meio dela: a Luz veio ao mundo para dissipar todas as trevas e nos conduzir a uma vida nova em Cristo, segundo o Espírito.
No novo ano seremos desafiados pela Campanha da Fraternidade a refletir sobre a indispensável relação entre “fraternidade e amizade social”, com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”. Todos nós reconhecemos que precisamos eliminar a intolerância, o ódio, a violência, as atitudes preconceituosas e discriminatórias do coração humano e de nossa convivência social. É preciso deixar de ver o outro, que é e pensa diferente, como se fosse um inimigo a ser derrotado, destruído e até eliminado. Não dá mais para aguentar essa situação. Basta de tanto ódio e de tanta maldade! Neste mundo somos chamados a viver em paz, construindo relações fraternas, justas e solidárias.
O Papa Francisco, numa audiência natalina com a Cúria Romana, dizia que “é preciso coragem para caminhar, para ir mais longe. É uma questão de amor. E é preciso coragem para amar”. E falando da realidade da Igreja, dizia: “À distância de sessenta anos do Concílio, ainda se debate sobre a divisão entre ‘progressistas’ e ‘conservadores’, mas esta não é a diferença: a verdadeira diferença é entre ‘apaixonados’ e ‘rotineiros’. Esta é a diferença. Só quem ama, pode caminhar”. Mutatis mutandis (com a devida adaptação), podemos dizer também que em nossa vida em sociedade só conseguiremos mudar alguma coisa e “ir mais longe” na construção de uma vida mais fraterna, solidária e mais humana, se tivermos amor, se formos apaixonados pela vida, se tivermos sede e fome de justiça, se ampliarmos o coração por meio da solidariedade fraterna, se olharmos o bem de todos, em especial dos mais empobrecidos.
Alarguemos as nossas tendas, deixemos entrar um novo ar, um novo espírito. “Ocupemo-nos em tudo o que é verdadeiro, tudo o que é nobre, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é louvável, que tenha virtude e seja digno de reconhecimento” (Fl 4,8). Vivamos apaixonados por Deus, pela vida, pelo bem, pelo belo, por tudo o que favoreça a unidade fraterna e a amizade social.
Feliz e abençoado Ano Novo a todos, com a proteção de Maria, a Mãe de Deus.
Pe. Paulo Crozera Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Candelária – Indaiatuba (SP)”
MISSAS
A Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, em Indaiatuba, realizará duas missas em comemoração do Ano Novo. A primeira delas será, neste domingo (31/12), às 18h30, e a segunda missa acontecerá no dia da Confraternização Universal, nesta segunda-feira, 1º de janeiro, às 10h.
A Paróquia Nossa Senhora da Candelária fica na Rua Padre Vicente, 694, Centro, Indaiatuba.
Nova coluna assinada pela jornalista Patrícia Lisboa, editora do site de notícias, tem estreia confirmada…
Em Indaiatuba, nesta sexta, ocorre muita nebulosidade e há chance de chuva; no sábado e…
O calendário de pagamento vai de 24 de abril até 8 de maio
A vítima é uma mulher, de 83 anos; ainda há 876 notificações de casos suspeitos…
Texto prevê dedução de até 90% do valor da multa e dos juros
Comissão da Câmara vai analisar reivindicações dos servidores inativos