Por Patrícia Lisboa
Os candidatos eleitos na eleição de 6 de outubro, em Indaiatuba, foram diplomados pela Justiça Eleitoral, nesta quarta-feira (18/12). A cerimônia, realizada na Câmara Municipal, foi presidida pelo juiz da 211ª Zona Eleitoral, Dr. Glauco Costa Leite.
A diplomação marca o encerramento do processo eleitoral, atestando que os que se elegeram com maioria dos votos estão aptos a tomar posse e assumir os seus cargos. O mandato tem início em 1º de janeiro de 2025 e segue até 31 de dezembro de 2028.
Em entrevista ao DROPES, o juiz eleitoral ressalta a transparência do processo eleitoral brasileiro. “A diplomação é o coroamento dos eleitos, é o reconhecimento de que nós temos um processo eleitoral sério, transparente, invejado por muitos países, em todos os níveis, municipal, estadual e federal. Então, essa é uma data que deve ser celebrada. É realmente um momento em que a gente pode dizer com clareza que o povo escolheu seus representantes”, disse Dr. Costa Leite.
A cerimônia de diplomação foi aberta ao público em geral. “Se a diplomação é algo que coroa a democracia, que reconhece o processo eleitoral, por transparência, o povo tem que estar presente nesse momento em que é chancelado todo o processo eleitoral”, acrescentou o juiz, na entrevista ao DROPES.
Eleitos com 83.731 votos pela coligação “Faz Mais Para Indaiatuba”, foram diplomados Custódio Tavares (MDB) e Luiz Carlos Chiaparine (PL), para exercer os cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente.
Para assumir o cargo de vereador, os eleitos diplomados hoje foram Hélio Ribeiro (MDB – 6320 votos), Túlio José Tomass do Couto (MDB – 4045 votos), Danilo Barnabé (PODEMOS – 4018 votos), Wilson José dos Santos (PDT – 3810 votos), Othniel Harfuch (PDT – 3329 votos), Leandro Pinto (PDT – 3204 votos), Clélia Santos (PSB – 2920 votos), Adalto Missias de Oliveira (PSB – 2910 votos), Luiz Alberto Pereira Cebolinha (MDB – 2721 votos), Eduardo Tonin (PODEMOS – 2718 votos), Sérgio José Teixeira (MDB – 2710 votos) e Alexandre Peres (PSB – 2002 votos).
A cerimônia será presidida pelo juiz da 211ª Zona Eleitoral, Dr. Glauco Costa Leite, e terá transmissão ao vivo pelo canal da Câmara Municipal no YouTube.
POSSE
A Câmara Municipal dá posse aos eleitos no dia 1º de janeiro de 2025, às 10h. A cerimônia é aberta ao público e também terá transmissão ao vivo pelo YouTube.
Neste final de semana, a Aciaei propõe a abertura das lojas em horário estendido, sendo…
A expectativa é de receber 937 mil passageiros nos feriados de fim de ano
Preços caíram em média 0,57%, com redução maior para carros e camionetas
Parte dos serviços e os sistemas de lazer estarão com horários especiais de funcionamento no…
Auxílio beneficia pessoas em situação socioeconômica desfavorável que estão cursando faculdade ou curso técnico
Contrato firmado com a Agência das Bacias PCJ é a fundo perdido com contrapartida do…