Política

Du Tonin afirma que Oposição quer transparência e que novo prefeito tem “voto de confiança”

Por Patrícia Lisboa

O vereador Eduardo Tonin é o líder da bancada da Oposição na Câmara de Indaiatuba, pela primeira vez. Como primeiro suplente do Podemos, ele, que é engenheiro civil, assumiu uma cadeira no Legislativo Municipal, em março de 2023, quando o ex-vereador Ricardo França deixou a Câmara por ter sido eleito deputado estadual. Também pelo Podemos, Du Tonin, como é conhecido, foi eleito vereador, nas eleições de outubro de 2024. Em entrevista exclusiva ao DROPES, ele falou sobre a sua proposta de trabalho nessa legislatura, que vai até 2028, e afirmou que a Oposição quer transparência e que o novo prefeito, Custódio Tavares (MDB), tem um “voto de confiança”.

Além de Du Tonin, a bancada da Oposição é composta pelo vereador Danilo Barnabé (Podemos), que também foi eleito pela primeira vez, nas eleições de 2024.

“A Oposição tenta fazer um equilíbrio e realmente faz a fiscalização da aplicação dos recursos por parte do Executivo. Então, a gente, como uma bancada independente, tem como ir afinco e fiscalizar – inclusive, eu, por ser engenheiro – as obras da administração pública”, afirma Tonin.

Como exemplo, Du Tonin cita a fiscalização feita, na legislatura passada, da obra de construção do teatro municipal, no antigo Ginásio de Esportes, que está paralisada. Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Indaiatuba emitiu uma nota sobre o caso. (Confira a íntegra da nota, abaixo).

O líder da Oposição disse que espera melhora no relacionamento com o Executivo Municipal, durante o governo do prefeito Custódio Tavares (MDB). “O que a gente quer é a transparência. O atual prefeito disse que vai ter um canal melhor de comunicação, vai ter uma melhor transparência e a gente espera isso dele. A gente está dando um voto de confiança”, afirma o líder da Oposição.

Confira a íntegra da entrevista, no vídeo abaixo:

NOTA DA PREFEITURA – OBRA DO TEATRO MUNICIPAL

“A obra de reforma e adequação de edifício para abrigar o Teatro Municipal foi paralisada em consequência de rescisão contratual solicitada pelo município. A rescisão resultou da constatação de que a empresa apresentou documento técnico alegadamente falso na fase de habilitação técnica para a concorrência pública realizada para a contratação da obra.

Após diligências motivadas por denúncias de irregularidades cometidas pela empresa em Carapicuíba, a Secretaria de Planejamento Urbano e Engenharia constatou o mesmo problema nos documentos apresentados no contrato da obra local. Ao ser notificada pelo município, a direção da empresa não apresentou provas contrárias suficientes, o que levou à rescisão contratual e a imediata desmobilização da obra.

A Prefeitura realiza, em conjunto com uma assessoria especializada da Caixa Econômica Federal, um levantamento minucioso do remanescente da obra para a elaboração de um novo edital de contratação de empresa especializada. Este estudo também será usado para apuração de eventuais prejuízos financeiros a fim de que se proponha ação judicial de reparação contra a empresa.

A Administração Municipal reforça, ainda, que foi arquivado por unanimidade pelo Conselho do Ministério Público o pedido de instauração de inquérito civil contra a Prefeitura para apurar eventual ato de improbidade administrativa decorrente de supostas irregularidades relacionadas à Concorrência Pública n.º 005/2022. O entendimento do Conselho é que as medidas adotadas pela Administração Pública foram suficientes.”

OS 12 VEREADORES DE INDAIATUBA (por ordem alfabética)

Adalto Missias de Oliveira (PP) – bandada da Situação
Alexandre Carlos Peres (PSB) – bancada da Situação (vice-presidente da Mesa Diretora da Câmara)
Clélia dos Santos Carvalho (PP) – bancada da Situação (2ª secretária da Mesa Diretora da Câmara)
Danilo Bertipaglia Barnabé (Podemos) – bancada da Oposição
Eduardo Tonin (Podemos) – bancada da Oposição
Hélio Alves Ribeiro (MDB) – bancada da Situação (1º secretário da Mesa Diretora da Câmara)
Leandro José Pinto (PDT) – bancada da Situação
Luiz Alberto Cebolinha Pereira (MDB) – bancada da Situação
Othoniel Harfuch (PDT) – bancada da Situação
Sérgio José Teixeira (MDB) – bancada da Situação
Túlio José Tomass do Couto (MDB) – bancada da Situação (presidente da Mesa Diretora da Câmara)
Wilson José dos Santos, Índio da 12 (MDB) – bancada da Situação

SESSÕES DA CÂMARA

As sessões ordinárias da Câmara Municipal serão retomadas na próxima segunda-feira (17/2). Todas as sessões são abertas ao público em geral e acontecem sempre às segundas-feiras, às 17h30, com transmissão ao vivo por redes sociais. Para quem quiser acompanhar as sessões presencialmente, a Câmara de Indaiatuba fica na Rua Humaitá, 1167, Centro.

dropes

Recent Posts

Creches e quadras da rede municipal de ensino de Indaiatuba ganham climatizadores de ar

Há oportunidade para atendente de lanchonete, auxiliar de cozinha, auxiliar de limpeza, camareira, garçom, pedreiro,…

13 horas ago

Posto de Atendimento ao Trabalhador de Indaiatuba divulga 814 vagas de emprego

Há oportunidade para atendente de lanchonete, auxiliar de cozinha, auxiliar de limpeza, camareira, garçom, pedreiro,…

13 horas ago

Prorrogadas as inscrições para as audições dos Grupos de Referência em Teatro

Interessados poderão se candidatar às vagas até o mês de março

20 horas ago

Bolsa Atleta 2025 tem inscrições abertas até 28 de fevereiro

O benefício é exclusivo para competidores da categoria principal

1 dia ago

Vai viajar no Carnaval? Vacinação contra a febre amarela precisa ser feita até esta quarta-feira (19)

A imunização é a principal medida de prevenção contra a doença e deve ser aplicada…

1 dia ago

Indicações predominam na pauta da 1º sessão ordinária da Câmara de Indaiatuba em 2025

Nesse encontro dos vereadores, não foi realizada a etapa da “Ordem do Dia”, quando é…

2 dias ago