Frutas estão entre as opções de alimentos indicados pelas nutricionistas da Ceasa Campinas (Foto: Arquivo/PMC)
Comeu demais no Natal e no Réveillon? Calma. Ainda há diversas formas de amenizar os efeitos do exagero nas festas de final de ano e ajudar o fígado e os rins a eliminarem as toxinas acumuladas, segundo a nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa Campinas), Camila Porto. Entre elas, ingerir muita água. Muita mesmo. Dois litros ou mais por dia, além de incluir frutas e vegetais na dieta em forma de sucos, chás e sopas.
A nutricionista explica que alguns vegetais, como brócolis, couve-flor, couve e rúcula são ricos em compostos bioativos importantes para ativar e manter a desintoxicação no fígado.
Outra dica: comer frutas, pelo menos duas por dia. A maçã e o abacaxi são ótimas opções, mas Camila Porto destaca que o ideal é variar.
O chá verde também é um bom aliado, diz, pois possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias naturais que contribuem para eliminar líquidos retidos e, por fim, use e abuse do gengibre, ele é anti-inflamatório, digestivo e dilui gases intestinais.
Para ajudar o corpo a liberar as toxinas, o importante é evitar bebidas alcoólicas, frituras, refrigerantes e alimentos ultraprocessados. Durante as refeições, a nutricionista indica sempre alimentos naturais como frutas frescas, verduras e legumes orgânicos.
Veja abaixo duas opções de receitas detox sugeridas pela nutricionista Julia Amorim, gerente da Alimentação Escolar da Ceasa Campinas.
Suco Verde
Ingredientes:
Modo de preparo:
Rendimento: 2 porções
Sopa Digestiva
Ingredientes:
Modo de preparo:
Rendimento: 6 porções
O novo conteúdo é publicado em parceria com o Jornal Mais Expressão
Funcionamento será em etapas e população terá vários espaços disponibilizados para atividades
Evento conta com a participação da Família Coelho e shows, na Praça Prudente de Moraes,…
Nesta sexta e sábado, a nebulosidade aumenta no decorrer do dia, mas, as chances de…
Primeiro bairro que recebeu as armadilhas é o Brig. Faria Lima (Cecap), seguido pelo Califórnia
Mortes por dengue marcam período na área da saúde; Secretaria de Mobilidade Urbana segue só…