Comeu demais no Natal e no Réveillon? Calma. Ainda há diversas formas de amenizar os efeitos do exagero nas festas de final de ano e ajudar o fígado e os rins a eliminarem as toxinas acumuladas, segundo a nutricionista do Departamento de Alimentação Escolar da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa Campinas), Camila Porto. Entre elas, ingerir muita água. Muita mesmo. Dois litros ou mais por dia, além de incluir frutas e vegetais na dieta em forma de sucos, chás e sopas.
A nutricionista explica que alguns vegetais, como brócolis, couve-flor, couve e rúcula são ricos em compostos bioativos importantes para ativar e manter a desintoxicação no fígado.
Outra dica: comer frutas, pelo menos duas por dia. A maçã e o abacaxi são ótimas opções, mas Camila Porto destaca que o ideal é variar.
O chá verde também é um bom aliado, diz, pois possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias naturais que contribuem para eliminar líquidos retidos e, por fim, use e abuse do gengibre, ele é anti-inflamatório, digestivo e dilui gases intestinais.
Para ajudar o corpo a liberar as toxinas, o importante é evitar bebidas alcoólicas, frituras, refrigerantes e alimentos ultraprocessados. Durante as refeições, a nutricionista indica sempre alimentos naturais como frutas frescas, verduras e legumes orgânicos.
Veja abaixo duas opções de receitas detox sugeridas pela nutricionista Julia Amorim, gerente da Alimentação Escolar da Ceasa Campinas.
Suco Verde
Ingredientes:
Modo de preparo:
Rendimento: 2 porções
Sopa Digestiva
Ingredientes:
Modo de preparo:
Rendimento: 6 porções
Evento conta com várias atrações gratuitas, como teatro e atividades interativas
Evento acontece na primeira semana de dezembro e é organizado pelo Departamento Municipal de Turismo
Apresentações acontecem no palco em frente à Prefeitura e no Mosteiro de Itaici, com entrada…
Dois atletas do município atingiram recorde paulista: Lucas Batista Gomes e Mercedes Carolina Toledo
Programação conta com shows, exposição e exibição de filme
Ação foi promovida pelo Conselho de Promoção da Igualdade Racial